Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dicom SSP-TO

Foto: Dicom SSP-TO

Os moradores de Conceição do Tocantins e Taipas, cidades localizadas na região sudeste do estado, passaram a contar, a partir de sábado, 14,  com mais dois importantes aliados a fim de garantir o acesso à cidadania. Trata-se das inaugurações das duas novas sedes dos Núcleos de Identificação da Polícia Civil do Tocantins que foram entregues pelo Governo do Tocantins e pela Secretaria da Segurança Pública aos moradores dos dois municípios.  

As duas novas unidades, que beneficiarão mais de seis mil pessoas, são fruto de parcerias, firmadas entre a Secretaria da Segurança Pública e as Prefeituras Municipais das duas cidades, por meio de assinaturas de termos de cooperação técnica.

As duas salas foram entregues a população local pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, em solenidades que foram prestigiadas por políticos, moradores, representantes da Segurança Pública e Polícia Civil, além dos prefeitos dos dois municípios e população em geral.

Conceição do Tocantins

A primeira inauguração ocorreu, às 16h, na cidade de Conceição, quando o governador Wanderlei, o secretário da Segurança Pública, Wlademir, juntamente com a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva e a superintendente da Polícia Científica, Aldênis Bezerra Cavalcante descerraram a placa que marca o início das atividades na sala que abrigará o mais novo espaço cidadão no município.  

Fruto de parceria técnica, firmada com a prefeitura local, a sala que abriga o núcleo está instalada no prédio da 104ª Delegacia de Polícia Civil no município e conta com novos equipamentos, mobiliário, além de profissional treinado para atender as demandas da população. Taipas

Às 18h, a comitiva do governador Wanderlei Barbosa e da Secretaria da Segurança Pública chegou à cidade de Taipas, para efetuar a entrega da sala do núcleo de identificação da cidade. A cerimônia foi prestigiada por centenas de moradores, parlamentares e a população em geral.

Após discursar para os presentes, o governador, Wanderley, o secretário da SSP, Wlademir, a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César e o prefeito Silvio Romério Cardoso entregaram oficialmente a nova sede do núcleo aos munícipes.

A sala do núcleo de identificação recém-inaugurada na cidade, atenderá uma população de mais de 3 mil pessoas, que agora não precisam deixar o município a fim de solicitar seu RG em cidades como Dianópolis, que fica distante quase 100 km de Taipas. Sem dúvida, isso resultará em mais comodidade, segurança e redução de custos, pois o documento estará disponível e poderá ser requisitado sem maiores transtornos.

Na ocasião, em seu discurso, o governador falou sobre a importância da entrega dos dois novos núcleos que atenderão a todos os cidadãos de Conceição e Taipas com a emissão da primeira e segunda via do documento de identidade (RG), e também do atestado de antecedentes criminais. “A inauguração desses novos núcleos de identificação em Conceição e Taipas representa muito para nós, pois trata-se de um serviço essencial que garante mais cidadania e facilita a vida das pessoas que não precisarão mais se deslocar para cidades como Arraias e Dianópolis para tirar o RG. Descentralizando as ações do governo e por meio das parcerias com as prefeituras, temos sido capazes de levar as obras de grande relevância a todas as cidades do nosso Tocantins”, disse o governador.

(Foto: Dicom SSP-TO)