Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Gabriela Santos

Foto: Gabriela Santos

Visando aperfeiçoar os trabalhos executados pelos policiais penais da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen) está com inscrições abertas nesta segunda-feira, 16, para as 30 vagas da primeira turma do Curso de Escolta Armada de Alto Risco e Hospitalar, com início previsto para o dia 23 de maio, em Palmas.

Essa primeira turma abrangerá as Regiões Operacionais IV e V para policiais penais das unidades penais de Barrolândia, Paraíso, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional. O curso tem uma carga horária de 60 horas e disponibilizará um total de 150 vagas distribuídas em cinco turmas de 30 alunos para todo o estado. As vagas serão distribuídas, prioritariamente, aos policiais que já atuam em escoltas ou grupos de escolta nas unidades penais de cada região operacional do Tocantins.

Segundo o chefe da Esgepen, Rodrigo Araújo, o curso visa aprimorar o trabalho dos policiais penais. “O Curso visa um preparo da equipe e fará abordagens bastante específicas, ampliando a ação de segurança tanto dos servidores quanto dos custodiados que serão escoltados. Além disso, dividimos o curso em 5 turmas para abranger mais regiões do Estado e evitar transtornos aos servidores com deslocamentos” disse.

Sobre o curso

O treinamento tem como objetivo capacitar os policiais penais para prever, evitar e lidar com situações de risco referentes à escolta de custodiados. As inscrições serão liberadas de acordo com a turma, conforme consta no cronograma:

Turma I - Palmas

Para policiais penais das Regiões Operacionais IV e V, que contemplam as unidades penais de Barrolândia, Paraíso, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional:

Dia 16/05 para vagas prioritárias e 17/05 para vagas remanescentes;

Turma II – Araguaína

Para policiais penais da Região Operacional II, que contempla as unidades penais de Ananás e Araguaína:

Dia 6/06 para vagas prioritárias e 08/06 para vagas remanescentes;

Turma III – Araguatins

Para policiais penais da Região Operacional I, que contempla as unidades penais de Augustinópolis, Araguatins e Tocantinópolis:

Dia 20/06 para vagas prioritárias e 22/06 para vagas remanescentes;

Turma IV – Gurupi

Para policiais penais da Região Operacional VI, que contempla as unidades penais de Formoso do Araguaia, Gurupi, Cariri, Talismã:

Dia 7/11 para vagas prioritárias e 09/11 para vagas remanescentes;

Turma V - Palmas

Para policiais penais das Regiões Operacionais IV e V, que contemplam as unidades penais de Barrolândia, Paraíso, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional:

Dia 21/11 para vagas prioritárias e 23/11 para vagas remanescentes.