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Economia

Foto: Marcelo Casal Jr

Foto: Marcelo Casal Jr

Apesar de os consumidores do Norte já terem adotado o hábito das compras online, o setor registrou uma queda (-6,72%), em abril em relação a março, na região. Usando o mesmo período de comparação, o faturamento também teve um resultado negativo: (-9,26%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Seguindo o período comparativo (abril e março), todas as regiões do país registraram queda nas vendas. Após o Norte, a composição ficou da seguinte forma: Nordeste (-7,90%); Sudeste (-8,31%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).

“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecida, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Seguindo com a métrica de vendas realizadas pela internet, ao comparar abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, neste caso, o Norte teve alta de 31,01%. No acumulado do ano, segue em expansão: 28,03%.

No ranking regional, considerando o acumulado do ano, o Norte ficou na liderança. As demais regiões tiveram o seguinte resultado: Nordeste (19,50%); Centro-Oeste (14,19%); Sul (12,09%); e Sudeste (5,74%).

Faturamento do Norte

O faturamento do e-commerce, no Norte, teve crescimento quando o período comparado foi entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano passado: 5,53%. O acumulado no ano segue em alta: 10,50%.

No ranking por região do acumulado no ano, neste caso, o Norte ficou em terceiro lugar. Sendo as duas primeiras colocações Nordeste (11,68%); Sul (10,95%), e as duas últimas posições Centro-Oeste (6,67%); e Sudeste (3,33%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust |Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust |Movimento Compre & Confie.