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Economia

Foto: Divulgação

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O primeiro semestre do ano foi excelente para as vendas realizadas pela internet na região Norte do Brasil. O crescimento, ao comparar com o mesmo período de 2021, foi de 25,84%. Usando a mesma base de comparação, o faturamento foi de 9,14%. Os dados são do índice MCC-Enet, levantamento desenvolvido pela Neotrust, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Continuando na comparação semestral, ao comparar com as demais regiões, o Norte foi quem teve o melhor desempenho nas vendas por e-commerce. Na sequência, a composição ficou da seguinte forma: Nordeste (14,03%); Centro-Oeste (12,64%); Sul (8,48%); e Sudeste (4,97%).

“Os números do primeiro semestre de 2022 demonstram que os hábitos de consumo dos brasileiros continuam voltados para o comércio eletrônico, mesmo após a reabertura das lojas físicas com o abrandamento das medidas de distanciamento social. São dados que reforçam a importância da Economia Digital e do Comércio Eletrônico para a economia brasileira”, afirma Gerson Rolim, representante do Comitê de Métricas da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Quando a comparação é entre os meses de junho deste ano com o mesmo período do ano passado, o Norte teve expansão de 22,25% nas vendas online. Em contrapartida, na análise entre junho e maio, teve variação negativa de (-2,29%).

No ranking regional, considerando a comparação junho e maio, o desempenho das demais regiões ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (-1,82%); Sudeste (-1,95%); Sul (-2,26%); e Nordeste (-5,96%).

Faturamento do Norte

O faturamento do Norte teve alta de 5,60%, quando o período analisado foi junho de 2022, frente ao mesmo mês do ano passado. Por sua vez, na comparação entre junho e maio, a variação foi negativa (-7,28%).

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho, na base comparativa entre junho e maio: Sul (-2,27%); Centro-Oeste (-4,68%); Sudeste (-4,80%); e Nordeste (-11,01%).

Metodologia do MCC-Enet

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-Enet traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-Enet dados dos sites Mercado Livre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust.