Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com o objetivo de assegurar o direito à propriedade de suas terras e o auto reconhecimento à Associação Quilombola Raízes do Quilombo, localizada em Silvanópolis, na comunidade Trinchete, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), reuniu nesta terça-feira, 17, com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Marco Antônio Evangelista da Silva, e o coordenador de articulação e apoio às comunidades remanescentes de quilombos, Murilo Botelho Ferreira, para solicitar agilidade no processo de registro de certificação quilombola da Associação.

Vicentinho Júnior explicou que a demanda atende a solicitação da dona Juaci Carvalho de Araújo, representante de uma das 13 famílias pertencentes ao Quilombo. “Dona Jura do Trevo, como é conhecida, é uma pessoa que faz parte da minha vida, da minha infância, da minha juventude, pois todas as vezes que íamos para nossa propriedade rural em Pindorama, lá foi um ponto de parada. E ela sempre foi uma grande líder cultural, líder daquela região, ” contou.

O parlamentar explicou que, com o certificado, a comunidade passa a ter o reconhecimento histórico o que contribuirá para valorizar as atividades produtivas. "Outro ponto é o acesso às políticas públicas, como as cotas, que hoje estão inacessíveis aos jovens pertencentes ao quilombo”, disse

Sensível à causa, o presidente Marco Antônio garantiu que nos próximos 45 dias a certificação será emitida, em conformidade com os requisitos técnicos exigidos. Atualmente mais de 200 quilombolas vivem no local e aguardam pela conquista que servirá para garantir às famílias instaladas no local, o direito historicamente negado.