Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Sheila Hermínio

Foto: Sheila Hermínio

Uma ação conjunta entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Superintendência Regional do Tocantins do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) busca a regularização dos assentamentos rurais do Estado, como forma de garantir às famílias assentadas a documentação oficial que lhes assegure a posse da propriedade onde moram.

Reunião nesse sentido foi realizada nesta quarta-feira, 18, no Naturatins, com a participação de representantes dos órgãos envolvidos na empreitada. “O primeiro passo para regularizar os assentamentos rurais é realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou validar os cadastros já existentes de assentados que estão aptos a receber a titulação de suas propriedades”, explica o diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Mansur Pimpão.

De acordo com dados apresentados pelo Incra, no Tocantins existem 352 assentamentos rurais que atendem a 23 mil famílias. E para garantir a titulação de imóveis rurais em projetos de assentamento de reforma agrária é necessário que o imóvel esteja inscrito no CAR.

No caso dos projetos de assentamento, o CAR tem por objetivo delimitar e declarar as áreas destinadas ao uso produtivo e também as áreas de reserva legal, promovendo a regularização ambiental de cada assentado e, a partir daí, possibilitar a documentação que assegura a titulação da propriedade.

Durante a reunião, os representantes dos órgãos envolvidos discutiram sobre como o trabalho deverá ser realizado e um cronograma de ações que precisam ser empreendidas para garantir a titulação das propriedades rurais nos projetos de assentamento.

Participaram da reunião, o presidente e vice-presidente do Naturatins, Renato Jayme e Rafael Roque, respectivamente; o diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão; A diretora de Governança Fundiária do Incra, Eleusa Maria Gutemberg; o Superintendente do Incra, Waldvogel Ribeiro da Costa; o gerente de Informação e Inteligência Ambiental da Semarh, Rodrigo Barbosa Sellos Lopes; e a gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres da Silva.