Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Leo Malafaia / AFP

Foto: Leo Malafaia / AFP

A vereadora Solange Duailibe (PT) sugeriu na sessão desta quarta-feira, 18, na Câmara de Palmas, voto de aplauso assinado por todos os vereadores da Casa a ser encaminhado ao ex-presidente da República e pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), 76 anos, que se casa hoje com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, 56 anos. O pedido tirou sorrisos e sinalização negativa de alguns colegas parlamentares. 

"Hoje, no nosso País, acontecerá um fato importante e relevante. O próximo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que aos 76 anos, hoje se casará. O ano que vem teremos uma primeira-dama extremamente politizada, feminista, preparada para assumir junto com o nosso presidente Lula o destino do nosso País", disse Duailibe. Num clima de descontração, enquanto a vereadora falava, outros parlamentares sorriam, entre eles o cantor evangélico Rubens Uchôa (Cidadania) e a própria presidente da Casa, Janad Valcari (Podemos). 

Rubens confirmou já ter votado no Partido dos Trabalhadores, mas que "para esta demanda", não consegue. "Se Deus permitir, vamos continuar com o presidente Jair Messias Bolsonaro", disse. O vereador, no entanto, afirmou torcer para o Brasil e que independente de quem ganhe na próxima eleição, vai desejar para que faça o melhor governo. 

Após o pedido de Duailibe, Filipe Martins (PSDB), outro evangélico, pediu a palavra e subiu à tribuna apenas para declarar seu voto contrário. "Eu acho que os dois formam um belo casal, mas eu não poderia deixar de colocar o meu posicionamento. Infelizmente, minha amiga, o meu voto contrário à parabenização e encaminhamento aos votos de congratulações ao então ex, sempre ex e nunca mais será o nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva", disse. Martins declarou ainda que nunca votou no PT. "Nunca tive esse 'desprivilegio', mas desejo sucesso a ele nessa nova missão conjugal, mas na caminhada presidencial creio que dará novamente o nosso então presidente Jair Messias Bolsonaro", afirmou. 

Solange brincou, disse que Filipe ainda estará na base do presidente Lula, já que Martins estaria pretendendo se candidatar a deputado federal. Em seguida, Duailibe defendeu seu pedido. "O Lula, como qualquer outro cidadão, merece ser feliz!", declarou Solange. 

Não houve mais deliberações sobre o pedido, que não chegou a ser apreciado pelo plenário da Casa,.