A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou nesta segunda-feira, 23, a aplicação da 2ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
A nova aplicação é recomendada quatro meses após a 3ª dose. Se o idoso está com alguma outra dose em atraso, ele deve primeiro completar o ciclo vacinal, 1ª, 2ª e 3ª doses, dentro dos prazos referentes à vacina recebida.
Respeitado o intervalo, para o idoso receber a vacina, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS), com vacinação contra a Covid-19, mais próxima e apresentar os documentos pessoais, cartão de vacinação e do SUS.
Imunizantes disponíveis
A Nota Técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-1 do Ministério da Saúde que trata dessa ampliação do esquema (número 20 de 2022) estabelece que a vacina a ser utilizada para a 2ª dose de reforço deverá ser, preferencialmente, a Pfizer, a Janssen ou AstraZeneca, de acordo com a disponibilidade de doses do Município.
De acordo com a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, o público dessa nova dose de reforço já pode procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS com vacinação contra Covid-19. “Nossas equipes estão preparadas e as doses de vacina estão disponíveis, para o público de 60 anos ou mais. Essa dose de ‘novo reforço’ é fundamental, estudos indicam que o idoso com a 4ª dose tem 17 vezes menos risco de óbito por Covid-19 quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose” enfatiza Lilamara, reforçando a importância da vacinação.
Seis UBSs Covid-19
A vacinação para o público 60+ acontecerá nas UBSs que concentram a vacinação contra Covid-19, em Gurupi, que atendem de segunda a sexta-feira. Confira quais são as UBSs:
- UBS Sol Nascente – 7h às 16h
- UBS João Manoel – 7h às 16h
- UBS Buritis – 7h às 16h
- UBS Nova Fronteira – 13h às 16h
- UBS São José – 13h às 16h
- UBS Bela Vista – 7h às 16h
Intervalos entre doses
As pessoas precisam estar atentas ao intervalo entre a 1ª e a 2ª, pois a aplicação da dose varia de acordo com o fabricante. Confira:
Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto);
Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto);
AstraZeneca – intervalo de 60 dias;
Janssen – intervalo de 60 dias.