Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Governo do Estado, realizou 240 atendimentos a produtores rurais do município de janeiro a abril de 2022. Os atendimentos fazem parte do projeto Agricultura em Movimento que contou com visitas técnicas sobre a coleta correta do solo para análise e orientações a respeito do manejo e adubação do solo. Além disso, foram entregues sementes para que os produtores fizessem a plantação da nova Safra.

Prestigiando o encerramento da colheita da safra 2021/2022, o prefeito Ronivon Maciel lembrou que “a parceria com o Governo do Estado fortalece o setor, sobretudo com a entrega de sementes do arroz que estamos colhendo hoje (21). Manifesto a alegria e a satisfação de poder levar oportunidade para os produtores rurais dos quatro cantos da nossa cidade, nosso intuito é ajudá-los a garantir a sobrevivência, o alimento e as condições necessárias para que possam ganhar o seu sustento”, destacou o prefeito.

Esse foi o primeiro ano de execução do projeto e, de acordo com o Superintendente da Agricultura de Porto Nacional, Geovane dos Santos, “o Agricultura em Movimento teve bons resultados, agora estamos expandindo o projeto com recursos do próprio município para envolver as associações e produtores organizados não só com plantio de arroz, mas também de feijão e milho, que são os grãos base da agricultura familiar”, ressaltou.

Ainda de acordo com o superintendente, a expansão do programa envolve dar assistência no ciclo completo da produção. “Queremos fazer o ciclo completo, desde a orientação técnica, passando pelos grãos e gradagem, plantio e colheita. Além de estarmos organizando um local para armazenar o produto”, pontuou.

O produtor rural Luzimar Oliveira Silva, da Fazenda Macaúba, foi um dos beneficiados com o projeto Agricultura em Movimento e contou um pouco da sua experiência. “Nós ficamos muito contentes com os maquinários e toda a assistência prestada pela equipe técnica da prefeitura. Acreditamos no projeto, plantamos e hoje estamos colhendo os frutos”, agradeceu o produtor.