Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Biblioteca Canva

Foto: Biblioteca Canva

Apesar do último resultado trimestral, onde a empresa divulgou que perdeu mais de 200 mil assinantes, a base de clientes da Netflix cresceu continuamente nos EUA e no exterior ao longo das últimas décadas.

Enquanto outros serviços de streaming estão fazendo um grande esforço para seguir o seu exemplo, a Netflix continua sendo a líder na maioria das regiões do mundo. Neste artigo, vamos explicar as razões que estão por trás desse sucesso nos negócios.

Primeiro a chegar, primeiro a transmitir

Quando a Netflix começou em 1997, eles distribuíam DVDs pelo correio. O negócio foi o pioneiro no serviço de DVD por correio. Como resultado, as pessoas tiveram a chance de encomendar alguns títulos da Netflix que não conseguiam encontrar nas locadoras locais.

Dessa forma, quando a Netflix começou a transmitir seu conteúdo, já possuía os direitos de publicação de um grande número de séries e filmes em seu portfólio. No entanto, apesar de estarem online, alguns desses conteúdos hoje ainda estão restritos a algumas regiões.

Contudo, diferente de como ocorria com os DVDs hoje é possível utilizar as melhores VPNs gratuitas em que você pode confiar para burlar restrições geográficas e ter acesso a um catálogo mais amplo. Hoje, graças a Netflix, é possível assistir a filmes e séries inacessíveis décadas atrás.

Preços baixos, receitas altas

Quando começou, a Netflix tinha uma política de devolução flexível, permitindo que as pessoas devolvessem um DVD dentro de três dias. Também é importante dizer que eles começaram seu serviço de streaming online em 2007.

Foi nessa época que as vendas de TVs LCD começaram a crescer nos EUA. Dessa forma, as pessoas podiam transmitir conteúdo de mídia diretamente da Netflix para a tela de suas TVs.

Tudo isso coincidiu com o início da recessão em 2008. As pessoas, especialmente as famílias, tiveram que cortar seus gastos; era mais barato assistir algo na Netflix do que ir ao cinema.

Devido à filosofia de baixo preço e alta receita, a Netflix acabou sendo uma fonte de diversão acessível e confiável para toda a família. O ponto chave desta estratégia é manter o preço de um único pacote baixo, e as altas receitas virão como resultado de muitos assinantes.

Conteúdo original, software inteligente

Em 2013, os especialistas da Netflix perceberam que era hora de inovar ainda mais, assim como fizeram com a entrega de DVDs em 1997. Então, eles decidiram produzir sua primeira série de TV original – House of Cards.

A equipe repleta de estrelas atrás e na frente das câmeras foi a garantia de que esse show conquistaria novos públicos. Quando chegou a hora de transmitir a primeira temporada, eles fizeram outra jogada inovadora, lançaram a temporada inteira de uma só vez.

O tremendo sucesso de House of Cards levou a novas produções: Narcos, Stranger Things e The Crown são apenas alguns exemplos.

Além de criar seu próprio conteúdo, a Netflix investiu em software inteligente. O algoritmo da plataforma rastreia os hábitos de exibição dos assinantes e fornece recomendações personalizadas para eles assistirem.

Como resultado, os usuários da Netflix não precisam perder tempo pesquisando e podem simplesmente assistir ao conteúdo recomendado.

Uma rede, o globo inteiro

Hoje, a Netflix está disponível em mais de 190 países, o que a torna uma das marcas globais mais difundidas. Não importa onde você esteja, você pode escolher um dos três planos atuais e assistir ao seu conteúdo favorito.

Ainda assim, é importante saber que nem todos os filmes e séries estão disponíveis em todas as regiões. Como dissemos anteriormente, a Netflix tem que pagar licenças para cada conteúdo que transmite. Para alguns grandes mercados, como os EUA, vale a pena oferecer mais títulos aos assinantes, já para outro não.

Portanto, quem quiser usar o Netflix deve primeiro conferir a oferta para sua região e depois ver como acessar o conteúdo de seu interesse. Porém, ainda assim, é possível obter uma VPN e obter acesso à Netflix em outros países.

Para fechar

Assistir a algo na Netflix no conforto de uma sala de estar depois de um dia cansativo de trabalho é um verdadeiro deleite. À medida que a empresa está crescendo, seus serviços estão ficando ainda melhores.

No momento, seus assinantes recebem recomendações bastante precisas com base em suas preferências de exibição. Como as produções originais da Netflix estão em alta, as pessoas obtêm um alto valor pelo dinheiro pago.

Esta tem sido a filosofia do serviço de streaming desde o início. Apesar da queda recente, é possível prever que o serviço continuará atraindo facilmente novos usuários no futuro.