Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

De 1000 focos de queimadas contabilizados no Tocantins de janeiro até o dia 22 de maio deste ano, 698 correspondem apenas a este mês. Considerando o ano e o mês, o Estado é o 2° do País em registros, ficando atrás apenas de Mato Grosso que contabiliza 3.844 focos (no geral) e 1.747 nos 22 dias de maio. 

Dia 4 de maio o Tocantins somava 383 focos (de janeiro até àquele dia) e figurava-se no 9° lugar em ranking de estados com registros de queimadas. Com o término do período chuvoso no Estado, a tendência é que haja crescimento considerável. 

Em janeiro, mês de muita chuva, o Tocantins registrou um total de 57 focos. Em fevereiro foram 62 e em março, 49 (apresentou queda). Em abril, último mês da temporada de chuvas, o número saltou para 134 focos. E em maio, os atuais 698 (até dia 22 de maio). 

Inmet

Os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia, Tocantínia e Goiatins têm sido os mais afetados. 

Foco no Fogo 

Buscando atender esta demanda, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), lançou oficialmente o programa Foco no Fogo 2022. O programa conta com 32 instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo), visando prevenir queimadas e orientar a população sobre educação ambiental. 

O Foco no Fogo trabalha por meio de campanhas publicitárias, spot em rádios, ações educativas de prevenção a incêndios florestais, atividades voltadas a orientar, sensibilizar e conscientizar a população sobre prevenção, controle e combate às queimadas. Durante a execução, várias áreas privadas são visitadas pelas equipes do programa.