Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

O programa Foco no Fogo visita nesta semana, de 23 a 27 de maio, propriedades rurais de mais cinco municípios, na região central do Estado, para levar orientações sobre os riscos e prejuízos das queimadas ilegais. Nesta terça-feira, 24, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo) estão percorrendo as propriedades rurais do município de Miracema.

Ontem, segunda-feira (23), a ação de prevenção percorreu a zona rural do município de Miranorte e conforme a agenda da semana, na quarta-feira (25) as equipes seguem para Lajeado, na quinta-feira (26) será a vez de Aparecida do Rio Negro e encerra a semana na sexta-feira (27) em Ponte Alta do Tocantins.

Em Miranorte, a comitiva do Foco no Fogo composta por seis equipes visitou cerca de 60 propriedades rurais no município. De acordo com a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, em média, a comitiva tem cerca de 40 pessoas, além do apoio de equipes do município e guias locais.

Erliette Gadotti destacou algumas orientações que estão sendo passadas aos proprietários rurais. “A gente está levando orientação sobre o quanto é prejudicial as queimadas ilegais e alertando sobre as queimas de resíduos de quintal, apontando os prejuízos não só em relação a vegetação, mas também para a saúde. Durante as visitas, a população tem reclamado, que durante as queimadas, os idosos passam muito mal, com dificuldade de respirar”, relatou.

A diretora elogiou a recepção da população e falou de outros pontos importantes da orientação. “As equipes vêm sendo muito bem recebidas e durante a visita também estamos informando que, em breve, o Naturatins vai editar a portaria que estabelece o fogo zero, geralmente com vigência até meados de novembro, período em que a ocorrência do uso do fogo, identificada pela fiscalização, gera multa”, explicou.

Erliette Gadotti ressaltou ainda, que as equipes também reforçam aos gestores municipais que as ações de combate ao fogo ajudam o município a elevar a pontuação no ICMS-Ecológico.

Retrospecto

Na semana do lançamento do projeto Foco no Fogo foram percorridas propriedades da zona rural dos municípios de Palmas, Brejinho de Nazaré, Paraíso, Monte do Carmo e Porto Nacional.

Rita de Cássia, lavradora da Fazenda Água Branca em Porto Nacional considerou importante a ação no sentido de reforçar e orientar os produtores rurais. “Esse é o segundo ano que a gente recebe essa visita para falar a respeito de queimadas e, por isso, a gente vê que o governo se preocupa com isso e vem até nós para nos orientar sobre a melhor maneira de fazer a queima ou evitar, por causa do risco. A cada ano chega um morador novo, que não sabe das leis. Então, é sempre muito bom receber essa visita, o folheto com informação e os contatos caso a gente precise”, afirmou a lavradora.

O presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos e Meio Ambiente de Porto Nacional, Fabrício Machado Silva, agradeceu ao governo do Estado, instituições do Foco no Fogo e do município e falou do resultado positivo. “Ano passado tivemos um saldo muito positivo, o índice de queimadas reduziu e a gente agradece, somos parceiros e estamos sempre á disposição para estar contribuindo com ações como essa que ajuda o pequeno produtor lá na ponta, que é quem está mais sofrendo. E com esse fim de pandemia precisa garantir a sua produção nesse período tão difícil, em que ocorre as queimadas”, afirmou Fabrício Silva.

Elizaete de Sousa Cruz, proprietária da chácara 10 de setembro em Porto Nacional afirmou: “Eu sou contra as queimadas, porque as queimadas só dão prejuízo. É importante essa visita, porque a gente recebe as orientações sobre os riscos, os folhetos, que se precisar qualquer coisa, podemos entrar em contato”, falou com satisfação a proprietária rural.

Comitiva

A equipe técnica da Semarh conta com a conjunção de esforços do programa Foco no Fogo, que segue em comitiva nas ações preventivas de todas as visitas desta semana, com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Defesa Civil do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama-Prevfogo), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Exército Brasileiro e Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A.

Foco no Fogo

O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população. Essa ação é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo.