Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

O Governo do Tocantins, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou nessa terça-feira, 24, em Itacajá, audiência pública para discutir a implantação de cursos tecnólogos na cidade e na região, por meio do projeto TO Graduado, executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A audiência foi dirigida pelo reitor Augusto Rezende e contou com a participação do professor Neurisvaldo Rodrigues do Amorim, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Pedro Afonso, além de vereadores, estudantes e professores.

A audiência foi aberta oficialmente pelo governador Wanderlei Barbosa que, na oportunidade, destacou a importância da oferta de cursos superiores em localidades ainda não atendidas com universidades. “Trabalhamos para promover a descentralização da educação superior, levando aos mais diversos municípios do Estado cursos tecnológicos. Itacajá foi uma das cidades contempladas, o que é uma satisfação imensa”, declarou o Governador.

TO Graduado

Os cursos serão ofertados pelo Núcleo de Atuação Universitária que será instalado em cada município sede do projeto TO Graduado. Ao todo, a Unitins articula a implantação de 15 núcleos em todo o Estado. Segundo o reitor Augusto Rezende, os critérios para escolha dos municípios incluem quantitativo populacional acima de 10 mil habitantes; escola estadual disponível para instalação do núcleo e interesse da comunidade local pelos cursos ofertados.

No início de maio, a universidade iniciou a realização das audiências públicas para discussão da implantação nos municípios de Colmeia e Caseara. Nessa terça-feira, 24, foi a vez de Itacajá. A agenda de encontros segue nos próximos meses, conforme planejamento da Universidade.

Os cursos

Em sua explanação, Augusto Rezende destacou que são cursos de base tecnológica, de nível superior, com duração entre dois e dois anos e meio. “Uma modalidade que o MEC [Ministério da Educação], juntamente com o Conselho Estadual de Educação (CEE), valida e a Unitins tem autorização para ofertar”, garante. Augusto lembra que os cursos estão na programação da Universidade para serem implantados ainda este ano.

Tecnólogo em Gestão em Turismo; Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Software; e Tecnólogo em Gestão de Redes Sociais foram alguns dos cursos apresentados que podem ser oferecidos pela Unitins em Itacajá. “Na área do agronegócio, temos um curso Tecnólogo em gestão do agronegócio, um curso de dois anos e meio. Outro curso que atenderia Itacajá é o de Gestão em Turismo, um curso tecnólogo de dois anos, voltado para a profissionalização de agentes de turismo”, observou o reitor.

Augusto cita ainda o curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Software que, segundo ele, “é uma mão de obra escassa. Hoje, o mundo inteiro está atrás de gente que trabalha com tecnologia”, pontuou, citando uma quinta opção, o Tecnólogo em Gestão de Mídias Digitais para trabalhar com redes sociais de forma profissional. Consta também no catálogo de cursos da Unitins o Tecnólogo em Gestão de Eventos e duas licenciaturas: Pedagogia e História, mas que só serão ofertadas no próximo ano.

Os cursos deverão ter o formato híbrido e modular. “Esse formato permite que 40 a 50% do curso ocorra a distância e outros 40 a 50% dentro do município de Itacajá. O aluno vai à Universidade duas a três vezes por semana. E vai funcionar no período noturno, no contraturno de uma escola estadual do município”, explicou o reitor.

Augusto Rezende informou que a Unitins precisará de pessoas para trabalhar na parte administrativa e tecnológica da unidade e de tutores. Uma chamada pública será realizada com o objetivo de selecionar professores para o projeto.

Repercussão positiva

O professor Neurisvaldo Rodrigues do Amorim, da DRE de Pedro Afonso, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Pereira Vaz, avalia que a região é carente de oferta de ensino superior. “A região não tem oportunizado aos jovens a possibilidade de fazer um curso superior na própria cidade em que nasceram. Os jovens precisam sair do município para estudar e aqueles que não têm acesso à universidade apenas finalizam o ensino médio. Então a implantação desses núcleos é a primeira abertura para essa juventude conseguir o nível superior dentro do seu próprio município”, enfatizou.

O presidente da Comissão de Educação e vereador, Júlio César, se colocou à disposição para contribuir com a implantação dos cursos tecnológicos em Itacajá. A professora Maria Lenes Alves Costa, ex-diretora da Escola Estadual Almeida Sardinha, local que irá sediar o Núcleo de Atuação Universitária, ficou emocionada durante a audiência. “Eu me sinto muito feliz por terem escolhido esta escola onde fui professora e gestora e onde me aposentei, para sediar os cursos tecnológicos aqui em Itacajá”, afirmou.

Quem também comemora a chegada da Unitins é o estudante Warlisson Pereira Barros, de 19 anos, do 3° ano do ensino médio, que sugere o curso de agronegócio a ser oferecido pelo núcleo de Itacajá. “Achei muito interessante essa iniciativa, porque aqui é uma cidade pequena, distante da Capital, e para quem não pode sair daqui é uma grande oportunidade”, comentou.