Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Dando continuidade à série de 25 inaugurações que estão sendo realizadas em Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues, junto com autoridades, participaram de ações ambientais e de infraestrutura nessa terça-feira, 24.  O primeiro evento teve início na Via Lago, com a soltura de mais 10 mil alevinos da espécie tambatinga (caranha) no Lago Azul. Em seguida, três passarelas foram inauguradas na Marginal Neblina.

A primeira ação faz parte do Projeto Lago Vivo, que pretende devolver 200 mil espécies nativas da bacia amazônica extintas no local. Essa é a sexta soltura, chegando ao número de 61.500 peixes reintroduzidos.

“Estamos soltando os peixes em um habitat natural e em tamanhos maiores que têm entre 60 e 90 dias de vida, e assim conseguimos aumentar a taxa de sobrevivência que subiu de 1% para 20%. Outro fator importante, são as fiscalizações realizadas semanalmente para coibir a pesca predatória”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Hélter Dantas.

Os alunos da APAE (Associação de Pais, Amigos dos Excepcionais de Araguaína), Escola Joaquim Carlos Sabino e da UMA (Universidade da Maturidade) ajudaram a realizar a soltura dos 10 mil alevinos. “Estou achando maravilhoso estar aqui, mais uma ação que nosso prefeito está conseguindo fazer nesse lago que tem uma representatividade muito grande para nós”, ressaltou a estudante da UMA, Ivete Nascimento.

Mais facilidade

Além da preservação ambiental, a Prefeitura continua investindo em infraestrutura com a implantação de três passarelas sobre o Córrego Neblina, que também foram inauguradas nesta terça-feira, 24. De acordo com o prefeito Wagner Rodrigues, as novas estruturas têm facilitado o dia a dia dos moradores que frequentam a região.

“Tenho certeza de que está sendo muito importante para todos os comerciantes que com as passarelas conseguem ter uma ampliação no estacionamento, facilitando o acesso para os clientes, além de beneficiar os pedestres que fazem caminhadas na região”, afirmou o prefeito.

Estrutura

As passarelas estão em frente ao Neblina Shopping, La Viola e Igreja Ágape. As novas estruturas são de aço e cobrem todo o vão de 10 metros entre as margens que canalizam o Córrego Neblina. A largura do acesso é de 2,5 metros permitindo a passagem de dois pedestres ao mesmo tempo. O assoalho da passarela é de madeira e o guarda-corpo de 1,10 metro na cor amarela.

Segue a programação

Os eventos seguem até o mês de julho, o próximo será a inauguração do CEO (Centro Especializado em Odontologia), dia 31, às 9 horas, que passou por uma revitalização, recebendo troca do piso, telhado e pintura, além da substituição de toda a parte elétrica e ampliação do número de salas de atendimento e novas cadeiras odontológicas.

Programação completa

Maio

Dia 31 (terça-feira)

9h - Reinauguração do CEO (Centro Especializado em Odontologia).

Junho

Dia 7 (terça-feira)

- Inauguração das calçadas acessíveis das avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco.

Dia 10 (sexta-feira)

- Entrega de mais 400 títulos do Casa Legal.

 Dia 14 (segunda-feira)

- Inauguração da UBS do Distrito Novo Horizonte e do Ginásio Poliesportivo do Distrito Novo Horizonte.

Dia 24 (sexta-feira)

- Festival Gastronômico da Nova Feirinha.

Dia 26 (segunda-feira)

- Inauguração da infraestrutura dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Jardim Paulista, Vila Bragantina e Tecnorte.

Dia 29 (quarta-feira)

- Inauguração da Primeira Etapa da Via Norte.

Dia 30 (quinta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com Jake Trevisan.

Julho

Dia 1 (sexta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com bandas locais.

Dia 2 (sábado)

- Araguaína para Cristo: show com Nívea Soares e Mariana Valadão.

Dia 5 (terça-feira)

- Inauguração da UBS do Setor Tereza Hilário.

Dias 8 a 10 (quarta a sexta-feira a domingo)

- Festival Gastronômico e Torneio de Pesca do Garimpinho.

Dia 12 (terça-feira)

- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul.

Dia 15 (sexta-feira)

- Inauguração da infraestrutura do Bairro de Fátima.