Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares

Foto: Mateus Soares

Com o objetivo de atender às determinações do Plano Estratégico de Retirada da Vacinação Contra a Febre Aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), informa aos pecuaristas que utilizam a plataforma “Produtor online” para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que a partir do dia 15 de junho será obrigatório informar o nome do condutor e a placa do veículo no ato da emissão desse documento.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia de Jesus Teles, a Instrução Normativa nº 48 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) preconiza que o transporte de animais só deve ser permitido dentro do Estado por condutores e veículos cadastrados nos órgãos de defesa sanitária.

“Nas GTAs emitidas pelos servidores nas unidades da Adapec a pedido do pecuarista, já era obrigatória à informação, agora foi estendida para as guias emitidas por meio do módulo Produtor Online. Sendo assim, alertamos para que os produtores rurais que utilizam o sistema façam o cadastro dos condutores e dos veículos, pois após o prazo determinado acima será cobrado esta informação para emissão daquele documento”, explicou Laudicéia Teles.

Cadastro

De acordo com a Adapec, o cadastro é gratuito e pode ser feito em qualquer escritório da Agência no Estado. Para isso, é necessário que o condutor se apresente pessoalmente com CPF, comprovante de endereço, carteira de habilitação e documento do veículo transportador.