Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

O Festejo do Divino Espírito Santo na Catedral de Palmas está de volta. Após a interrupção causada pela Pandemia de Covid-19, o tradicional evento será presencial novamente. Ele começa na sexta-feira, 27 de maio, e segue até 5 de junho.

A missa de abertura, com o primeiro dia da Novena do Divino, será celebrada por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, a partir das 18h30 do dia 27.

“O Festejo tem um significado de união da comunidade para celebrar nosso padroeiro. É tempo de encontro, de diálogo entre as famílias, de serviço, doação e comunhão. Apesar do distanciamento físico que vivemos, estamos felizes de retornar e perceber que a chama da fé do nosso povo não se apagou”, comenta o pároco da Catedral, Eduardo Zanom.

Nos últimos dois anos, apenas o Leilão Virtual foi realizado. Em 2022, a iniciativa foi mantida. A primeira atividade do Festejo ocorreu em 20 de maio, aniversário de Palmas.

Novena

A novena é dividida por temas, inspirados nos dons do Espírito Santo e em aspectos sinodais*. O tema central do Festejo 2022 é: “Um à escuta do outro e todos à escuta do Espírito Santo”. Padres foram convidados a conduzir as nove noites de oração. A presença mais ilustre será em 2 de junho.

Quem celebra nesta data é o núncio apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que estará em visita ao Regional Norte 3 da CNBB. O italiano é embaixador da Santa Sé no Brasil, ou seja, representante do Papa no país. Ele tem a função de aproximar o clero local com o Pontífice e estreitar relações com as autoridades políticas brasileiras.

“A Novena do Divino é uma preparação que a Igreja faz para receber o Espírito Santo, nosso padroeiro. Assim como aconteceu com os Apóstolos e Maria 50 dias após a Páscoa, acreditamos que o Senhor envia sobre nós o Espírito dele. Por isso, a importância de estarmos unidos. O festejo nos prepara para esse momento, celebrado em Pentecostes”, explica Padre Eduardo.

Carreata

O encerramento da programação acontece no domingo, 5 de junho, dia de Pentecostes, com a famosa Carreata do Divino. A partir das 17h, fiéis saem do estacionamento do estádio Nilton Santos e cruzam a cidade com bandeiras e imagens do Espírito Santo. O ponto final é a entrada da Catedral, onde Dom Pedro Brito realiza a bênção dos carros.

Segundo Padre Eduardo, a carreata representa a manifestação pública da fé. “O movimento de carros simboliza a Igreja em caminho, que busca o Senhor, inspirados pelo Espírito Santo”.

Festa Social

Nos dois finais de semana do evento, após a Santa Missa, ocorre a parte social do Festejo. São deliciosas opções de comida, preparadas por membros de Pastorais da Catedral. Haverá barracas de Maria Isabel, Espetinho, Batata Frita, Caldo, Cachorro Quente, Pastel, Doces, Bebidas e Diversão para a criançada.

No fim da noite tem o esperado bingo. As cartelas custam R$ 15, e o comprador concorre a 18  prêmios, entre eles, uma moto elétrica.

Números

O festejo conta com o trabalho voluntário de mais de 300 membros de Pastorais. Eles são responsáveis pela organização das barracas, preparo dos alimentos, limpeza das mesas, entre outros. Todo esse empenho tem como meta atender bem o público presente, que chega a três mil pessoas por noite.

Além de celebrar o padroeiro, o Festejo é a grande oportunidade de arrecadar dinheiro para o término das obras da nova Catedral. Toda a renda é destinada à construção da sede definitiva da paróquia, que está em andamento.