Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Coordenação da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, realiza o lançamento da oferta de próteses dentárias gratuitas na rede pública de saúde. A solenidade será realizada nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, no Centro de Especialidade Odontológica – CEO, que fica em frente à UBS do Setor Casego.

Além do atendimento primário em odontologia, nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, dos tratamentos especializados no CEO, agora os pacientes com necessidade de uso de próteses dentárias também serão beneficiados

“O objetivo da implementação da oferta das próteses pelo Município, visa principalmente restaurar o sorriso, o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde das pessoas que precisam do uso da prótese”, frisa o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes. Ele reforça ainda que a ampliação dos serviços na área da saúde bucal é uma prerrogativa da Gestão Municipal.

De acordo com a odontóloga e coordenadora da saúde bucal no município, Lorena Paula de Freitas, a rede de odontologia municipal oferece acompanhamento desde a fase primária, que é a identificação da necessidade de adaptação bucal para receber a prótese, até a etapa final, ou seja, a colocação das próteses (superior e inferior, total ou parcial) nos pacientes. “É um projeto que Gurupi nunca teve e, agora, conseguimos implementar com o apoio de toda a rede da saúde bucal e da gestão municipal”, celebra Lorena.

Como se beneficiar

Os pacientes que necessitam de próteses dentárias poderão procurar a UBS mais próxima da sua casa, onde passarão por uma avaliação técnica odontológica e, de acordo com o diagnóstico, serão encaminhados para o procedimento especializado, no CEO, para a moldagem e recebimento da prótese.

O uso das próteses dentárias é indicado em casos de ausência total ou parcial de dentes sob a necessidade de reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. A prótese é uma forma artificial de substituição dos dentes naturais.

As próteses serão confeccionadas por uma empresa credenciada da área que dispõe o serviço, via licitação. O investimento para a implementação deste projeto é proveniente de repasse do Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, do qual fazem parte os laboratórios regionais de prótese dentária.

Os pacientes bucais contam ainda com os atendimentos e assistência diária em saúde bucal nos consultórios odontológicos das UBS’s de Gurupi, para procedimentos simples ou especializados, no CEO.