Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um curta-metragem de animação para o público infanto-juvenil, com uma atmosfera fantasiosa e mística, que traz o protagonismo negro e feminino. Este será o próximo trabalho da Cena Filmes, que acabou de ter o roteiro finalizado pelo ator e diretor Kaká Nogueira. Com o título de “O Reino de Wallett” traz a narrativa da figura heroica da jovem Princesa Estrela Valentina, que luta para livrar seu “Reino de Wallet” do Rei Plutão.

Conforme Kaká Nogueira, a proposta de dar visibilidade na produção audiovisual ao universo negro e feminino surgiu após identificar que o público infanto-juvenil, principalmente entre negros e pardos, é pouco representado por heróis em que possa se espelhar. “Os personagens heroicos descritos foram concebidos com uma característica peculiar, todos tem aparências juvenis e não possuem cabelos. É uma representação das crianças e adolescentes que perdem os cabelos em decorrência de enfermidades, como a leucemia por exemplo. Todo o povo do Reino de Wallet também tem pele da cor ‘bronze’, uma referência à lenda do povo Atlantes, de onde vem o poder místico herdado pelos nobres do reino”, explica Kaká Nogueira.

Inicialmente chamado “Princesa Valentina”, o desenrolar da história e o argumento inicial cresceram, ganharam novos personagens e se transformou em uma fábula épica do “Reino de Wallet”. “Onde os campos de capim dourado, no Tocantins, são uma fonte de energia vital para ele. Assim, a história mística, mágica e de aventura que nasceu como curta-metragem, já está se transformando no primeiro episódio de uma série em 13 capítulos, já como desdobramento”, declarou o roteirista.

Sinopse

Conforme a sinopse da obra, no reino de Walett, a rainha Luna morre ao dar à luz a princesa Estrela, o que deixa o pai, o Rei Sol, muito triste. Momento perfeito para o invejoso conde Plutão, irmão do rei, dar o golpe final e roubar o trono. Uma história mística, de aventura e muita fantasia.

Os desenhos foram feitos pelo ilustrador e quadrinista Geuvar Oliveira e o roteiro foi finalizado no mês de abril de 2022. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, Secretaria da Cultura e Turismo, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Cena Filmes

Produtora cinematográfica brasileira, com sede no Estado do Tocantins, região norte brasileira com três (3) anos de atuação. Tem seu primeiro filme lançado em 2022, o curta-metragem “Te Aitua – a retomada da essência”, com direção de Thiago Omena, codireção de Kaká Nogueira e, coprodução da Cenaberta. Atualmente a Cena Filmes está em fase de desenvolvimento de três longas-metragens (“Antiquário Frankl”; “11 minutos” e “Sobre Doras e Dores”).

Kaká Nogueira

Roteirista, ator, diretor e produtor cultural com 25 anos de experiência, e mais de 15 espetáculos teatrais. No cinema foi ator nos Longas-metragens: O Comedy Club (SuperOito Filmes 2022); Operações Especiais (TC Filmes 2015); PEGT - Palmas eu Gosto de Tú (SuperOito Filmes 2014); e também na série em 26 cap. para TV: O Boneco de Barro e o Rei (MZN Filmes/ Spatium Audiovisual 2019), foi também assistente de produção de figuração do longa: Xingu (O2 Filmes). Participou de vários curtas-metragens, entre eles: TeAitua (Cena Filmes / Cenaberta 2022 – ator e codiretor); A Massa que faz o pão (HB Filmes 2019 - ator); Edital Cultural (Jubalina Filmes 2016 – ator e corroterista); O Som de Lá (Trade Rock Filmes 2014 – ator e produtor de elenco); Tempos Difíceis (Trade Rock Filmes 2010 – ator e produtor de elenco) e Cheque ou Mate? (Cima Produções 2008 – ator e produtor de elenco).