Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cena Filmes foi a única produtora escolhida da Região Norte para representar o Brasil em evento Internacional e fará parte da delegação brasileira ao Mercado das Indústrias Culturais Argentinas (Mica 2023). A seleção foi realizada por meio do concorrido Edital de Chamamento Público SECFC/MinC nº 01/2023 e o projeto contemplado levará ao evento o filme: Te Aitua: a retomada da essência, um média metragem que já foi selecionado em vários festivais nacionais e internacionais.

O roteirista, ator e diretor Thiago Omena que esteve presente com “Te Aitua” no Orland Film Festival – EUA, desta vez, embarca para Buenos Aires no mês junho de 2023.

De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento da Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural – do Ministério da Cultura, a comitiva brasileira segue como convidada de honra da sétima edição do Mica 2023 e tem o objetivo de promover a cultura brasileira internacionalmente, fortalecer a integração regional da América do Sul, estimular a internacionalização dos setores criativos brasileiros e apoiar a profissionalização de empreendedores culturais.

Kaká Nogueira, também ator e codiretor do filme, ressaltou que é de extrema importância levar o cinema produzido no Tocantins ao cenário internacional. “Principalmente um filme que trata de um assunto delicado e universal, construído a partir da nossa localidade”, disse.

A atriz e codiretora Bell Gama acrescentou que a temática do filme, que é o abuso infantil e suas consequências na vida adulta, é um problema grave, mas ainda velado em todo o mundo. “É urgente discutir. O audiovisual é, portanto, um dos melhores caminhos e de maior potência para erguer o debate e pensarmos, juntos, em soluções para isso, que considero um “câncer”.

Da Cena Filmes

A Cena Filmes, criada em janeiro de 2019, estreou como produtora cinematográfica, no Tocantins, em 2021 com 4 roteiros premiados e a produção do curta-metragem Te Aitua: A Retomada da Essência, de direção de Thiago Omena e codireção de Kaká Nogueira e Bell Gama. O escopo da produtora é trabalhar com produções audiovisuais sempre com um olhar estético e poético, partindo da premissa de que o Estado tem profissionais capacitados para entregar material de qualidade de nível internacional.

Segundo Thiago Omena, a produtora é a materialização de toda uma vida dedicada à arte do entretenimento, somando as vivências de direção, dramaturgia, iluminação, roteiro, elaboração de projetos, estética da imagem e teoria de cinema: “O Tocantins me ofereceu morada e acolhimento, e eu escolho o Estado para ser o berço da nossa fábrica de sonhos”.