Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Henio José Ferreira

Foto: Henio José Ferreira

Os primeiros campeões dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2022 já começaram a ser definidos. Esta é a 8ª edição dos jogos promovidos pela Secretaria da Educação (Seduc) com a participação de paratletas de todas as regiões do estado.

Nessa terça-feira, 31, a Seduc divulgou os resultados das modalidades de atletismo, bocha e natação. As competições foram realizadas no último final de semana em Palmas, com participação de 85 estudantes das categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17. 

Etapas

As competições do Parajets deste ano foram divididas em duas etapas, sendo as primeiras provas nos dias 27 e 28 de maio e a próxima no mês de junho, com disputas das modalidades de tênis de mesa e parabadminton. Os vencedores das duas fases se classificaram para participarem da fase regional das Paralimpíadas Escolares que ocorre em Brasília, no mês de agosto. De lá sairão os representantes das regiões para a etapa nacional do evento esportivo, que acontecerá no mês de novembro, em São Paulo- SP.

Resultados

A estudante de Araguaína, Maria de Lurdes Coelho Moraes, de 15 anos, venceu as três provas de atletismo nas quais competiu: 400 metros, 100 metros e arremesso de peso, e já garantiu a participação na etapa regional das Paralimpíadas Escolares.

Com o auxílio da professora e intérprete de Libras, Divina Gonçalves, e do técnico Amilton, Maria de Lurdes expressou a felicidade em ser campeã. “Estou muito alegre porque venci as três provas e posso chegar na fase nacional”, comemorou.

O estudante do Centro de Ensino Médio de Gurupi Ary Ribeiro Valadão Filho, Eduardo Augusto Pontedura, foi campeão na modalidade bocha e também está entre os estudantes que representarão o Tocantins na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, na capital federal.  “Estou muito feliz em conseguir manter o título, pois sou o campeão da competição anterior. Estou muito feliz em poder representar minha cidade e a minha escola”, completou.

Talentos

Os Parajets já revelaram talentos nacionalmente no atletismo paradesportivo, como a Aline Jordânia de Carvalho Santos, de 16 anos, que participa desde 2019 das modalidades de arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Aline conta “que se realizou ao participar dos Parajets, das Paralimpíadas e também com o bom desempenho nas provas ao longo desses anos”.  

A estudante da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã é cotada para participar do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico 2022 e dos Jogos Parapan-Americanos 2023.