Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros promoveram nessa terça-feira, 31, na fazenda Aracruz, o primeiro Dia de Campo do projeto ABC Corte. O encontro ocorreu na própria propriedade, próxima ao município de Arapoema, e onde está instalada a Unidade de Referência Tecnológica do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que, com foco em tecnologias sustentáveis, intensificou a pastagem aumentando a produtividade, trazendo ainda benefícios ao meio ambiente.

Implantada e conduzida pelo extensionista do Ruraltins, Matheus Leal, a propriedade recebeu nesta manhã produtores, técnicos e acadêmicos interessados em conhecer os resultados obtidos na unidade. “Nós abrimos as porteiras da fazenda para mostrar os resultados alcançados ao longo de quatro safras, onde, com um trabalho de intervenção do Ruraltins, focamos na intensificação de pastagem, na economia do fator terra; na produtividade e na eficiência ambiental produtiva. E hoje, conseguimos compartilhar com outros produtores os resultados desse trabalho, despertando o interesse e consequentemente demandando mais tecnologia para o nosso Estado”, ressaltou o técnico.

Para o proprietário e pecuarista Aldo Araújo, o acompanhamento do Ruraltins foi essencial para aumentar sua produtividade, em uma área de 1300 hectares de pastagem com atividade de recria e engorda de bovinos, com taxa de desfrute de 52,9% ao ano, e ganho progressivo na produtividade no módulo rotacionado.

Na área de intervenção, ou seja, na URT do Programa ABC Corte, o técnico Matheus relata uma média de produtividade de 30,39 arrobas por hectare ao ano (@/ha/ano) nas quatro safras de assistência técnica do Ruraltins.

Presente no evento, o produtor e presidente do Sindicato Rural de Arapoema, Renato Freitas Júnior, destacou que o Dia de Campo foi de grande aprendizado para colocar em prática nas suas propriedades, situadas em Pau D ́ arco e Arapoema. “Em todo tempo há evolução no campo, e a gente tem que tentar acompanhar, a gente precisa investir em tecnologia para baixar o custo da produção e com isso aumentar a produtividade”, completou.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou o trabalho de parceria para o êxito do Projeto no Estado. “Esta é uma ação muito importante para mostrar as tecnologias no campo e o trabalho da extensão rural no Tocantins para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. E claro, destacar que tudo é fruto de parcerias importantes que faz com que o Estado alcance bons resultados no campo".

Além da apresentação dos resultados, os visitantes receberam palestras sobre o Projeto ABC Corte, pela Embrapa; Controle de Invasoras para intensificação de pastagens e Suplementação estratégica para bovinos, ambas com a Agrominas Produtos Agropecuários.

São parceiros deste evento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Embrapa; a Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), Agrominas, Nutron e Probeef.

ABC Corte

O projeto ABC Corte iniciou em 2017 e tem como objetivo a intensificação da produção de carne em pastagens, por meio de uma rede de técnicos multiplicadores e uma rede de Unidades de Referência Tecnológica nas tecnologias ABC relacionadas à recuperação/renovação e intensificação de uso de pastagens. O projeto tem se mostrado eficiente, tanto em formar uma rede de técnicos multiplicadores em intensificação da produção de carne em pastagens, como em formar uma rede de Unidades de Referência Tecnológica URT em intensificação da produção de carne em pastagens para o estado do Tocantins.