Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Nesta semana tomaram posse novos dirigentes à frente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). O novo secretário da Setas é o empresário Zorivan Monteiro, e a assistente social Simone Brito tomou posse como secretária executiva. A cerimônia para apresentação dos novos gestores ocorreu na manhã desta quinta-feira, 2, no hall da secretaria.

Entre os convidados presentes à cerimônia estavam a senhora Virgínia Andrade e o bispo da Igreja Manancial de Palmas, Daniel Noron.

O secretário, Zorivan Monteiro, afirmou que recebeu o convite para assumir a Setas com alegria e, ao mesmo tempo, um desafio que encara com dedicação, responsabilidade e transparência." Recebo com alegria, é um cargo de confiança, me sinto honrado. Ao mesmo tempo é um desafio para mim, mas acredito que com um trabalho de equipe, parceria e alinhamento que temos, aqui na Setas, vamos desenvolver um bom trabalho", afirmou. 

Sobre as ações que pretende desenvolver na gestão da pasta, o secretário destacou a criação de oportunidades de trabalho e criação de cursos de capacitação para fomentar a inserção no mercado de trabalho. "Tenho uma visão de empresário, sou um empreendedor e entendo que é necessário gerar oportunidades para as pessoas. Vamos gerar oportunidades de trabalho, implantar cursos para profissionalizar as pessoas, além de apoiar e socorrer com ações sociais todos os que necessitam", destacou.  

Ao assumir a função, a secretária executiva, Simone Brito afirmou que as políticas públicas de Assistência Social e do Trabalho demandam um esforço especial do poder público, dado que são políticas de proteção social. " Nosso propósito, que nos foi atribuído pelo Governo do Tocantins, é garantir a proteção social para as populações que estão em situação de vulnerabilidade social no Tocantins, principalmente nesse momento que estamos quase caracterizando como pós-pandemia", afirmou.

"O que precisamos é fortalecer as ações de proteção social, as duas políticas a de assistência social, que é focada na família como um todo e a do trabalho, condição importante para garantir a autonomia das pessoas'‘, ressaltou. Esse é o nosso compromisso e muito articulado com os nossos municípios, porque é lá que as pessoas moram e é lá que elas precisam ser atendidas pelas políticas públicas", destacou.

Perfil do secretário

Zorivan Monteiro é empresário, natural de Lizarda – TO, casado, pai de três filhos. Mora em Palmas há 30 anos. Na política, foi candidato a vereador da capital pelo PROS, no pleito de 2020/2024, sendo eleito primeiro suplente. Atuou como secretário executivo de Planejamento Urbano de Palmas.  Atualmente ocupa o cargo de secretário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Perfil da secretária executiva

Simone Pereira Brito é servidora de carreira do Poder Executivo Estadual desde 1995. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins-Unitins e em Política de Assistência Social e Gestão do SUAS pela Universidade Pitágoras-MG. É mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Foi secretária de Ação Social e Habitação e Secretária da Cidadania e da Mulher de Palmas. Foi Coordenadora e Diretora da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (Setas). De 2015 a 2018 foi Pró-Reitora de Extensão, Docente do Curso de Serviço Social, como também Vice-Reitora da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins. Trabalhou na Controladoria-Geral do Estado-CGE, como Corregedora-Geral do Estado e respondeu pela Controladoria-Geral do Estado.