Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, divulgado neste sábado, 4, aponta "perigo potencial" para chuvas intensas em municípios no Bico do Papagaio - Extremo Norte do Tocantins. O alerta tem validade até as 10 horas de domingo, 5. 

De acordo com o Inmet,  podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios afetados pelo alerta laranja, são: Araguatins, Augustinópolis, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins e São Sebastião do Tocantins. Alguns destes também estão inclusos em alerta amarelo (logo abaixo).

Alerta Amarelo 

O Inmet também divulgou alerta amarelo, apontando para chuvas intensas, com grau de severidade menor, em outros municípios ao Norte do Tocantins. Este alerta tem o mesmo período de validade que o laranja e prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os municípios afetados pelo alerta amarelo, são: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Cachoeirinha, Carmolândia, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Pau D'Arco, Piraquê, Praia Norte, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Xambioá.

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

> Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

> Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).