Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Mangueiras, faveiras e flamboyants adultas são exemplos de árvores que, comumente, danificam calçadas, atingem altura perigosa para fiação elétrica ou provocam comprometimento de alguma infraestrutura em Palmas. E em razão disto, a retirada de leucenas, espécie invasora, foi necessária no último dia 30, pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

Na ASR-SE 65 (612 Sul), duas delas se desenvolveram dentro de uma boca de lobo e sua copa já pesava sobre a fiação elétrica do canteiro central. Na Arse 15 (110 Sul), no mesmo dia, outras duas leucenas foram retiradas em função do risco de comprometimento de poste de iluminação pública que elas abraçavam desde a raiz. Todos os casos citados foram avaliados anteriormente por técnicos da Fundação de Meio Ambiente (FMA).

Quando acontece dano à calçada de área pública ou dentro de imóveis, a orientação da FMA é de que o cidadão protocole em uma das unidades do Resolve Palmas um requerimento pedindo avaliação para intervenção na árvore em questão.

Todos os requerimentos são analisados a partir de uma visita no local de técnicos da que realizam uma vistoria, que resultará em um parecer com orientação de poda ou retirada da árvore de grande porte com substituição por muda de espécie de pequeno ou médio porte (quando viável).

Obtido o diagnóstico da FMA, o cidadão deve anexar cópia em um ofício com a solicitação à Seisp. O ofício pode ser encaminhado pelo e-mail gabinete.seisp2022@gmail.com ou pessoalmente das 13 às 19 horas (sede da pasta fica na Av. LO-23 esquina com NS-10). Toda árvore retirada pela Seisp tem sua madeira e galhos encaminhada para o Ecoponto de Galhadas para reaproveitamento.

Onde obter mudas?

Nos casos em que a recomendação da FMA é substituição, o Horto Florestal de Palmas, gerido também pela FMA, realiza doação de muda de espécies nativas indicadas no parecer e que melhor se adaptam ao local de plantio.  Na página da FMA, é possível fazer o download do Manual de Arborização de Palmas, que apresenta ainda indicações e curiosidades sobre espécies nativas existentes na Capital e também disponíveis no Horto Florestal de Palmas.

Fiação elétrica

A exceção a esse fluxo são árvores que não geram dano à infraestrutura pública ou imóvel e que tenha sua copa atingida por fios elétricos, a orientação é que a poda seja solicitada à concessionária de energia elétrica que tem equipe treinada para realizar o corte dos galhos em contato com a rede elétrica. O contato é 0800-721-3330. 

Vale ressaltar que os casos de poda simples, de galhos sem contato com fiação e que não gerem riscos estruturais, dentro de imóvel privado são de responsabilidade do proprietário. (Secom Palmas)