Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

As campanhas de vacinação contra a influenza e sarampo foram prorrogadas até o dia 24 de junho, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, que estabeleceu o prazo de mais 21 dias com o objetivo de ser alcançado no mínimo 90% dos grupos prioritários. Araguaína também registra baixa cobertura vacinal, no caso da campanha contra a gripe chegou a 33% e sarampo 26,90%.

Conforme a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga, a meta vacinal está longe de ser alcançada. “Dos grupos chamados de 'ouro' que são os com maiores riscos de adoecimento e agravamento respiratório, os que menos procuraram a vacina contra a influenza são as gestantes, puérperas, professores e crianças”.

Os dados apontam que o público-alvo que mais aderiu à campanha foram os idosos com a procura de 41%, em seguida os trabalhadores da saúde, em que 40,6% procuraram os postos de imunização. As gestantes e crianças seguem com a mesma baixa procura de 23,7%, os professores com apenas 16,9% e as puérperas 5%.

Público-alvo contra a gripe e sarampo

Os grupos liberados para a imunização contra a influenza são as crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte, coletivo, rodoviário e trabalhadores portuários.

O público-alvo da campanha contra o sarampo são os trabalhadores da saúde são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

 Onde se vacinar

Todas as unidades de saúde estão disponíveis, os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte).

Além da UBS Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte e o ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal.

Horário de atendimento

Para se vacinar é necessário ter em mãos os documentos pessoais e o cartão de vacina. As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas.

O ponto de vacinação em frente à Câmara também atende em horário diferente, de segunda a sexta das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas.