Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares

Foto: Mateus Soares

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove a 2ª edição do Curso de Sanidade dos Animais Aquáticos que tem como objetivo a capacitação dos servidores da Agência no tocante à piscicultura tocantinense. O treinamento iniciou nesta quarta-feira, 8, e segue até a sexta-feira, 10, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO), em Palmas.

Na oportunidade, o presidente da Adapec, Paulo Lima, realizou a abertura do curso. “Iniciamos hoje mais curso para preparar os nossos profissionais da piscicultura, que é um setor que está em ascensão e irá alavancar a economia do nosso Estado”, destacou Paulo Lima.

O gerente de piscicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Andrey Chama da Costa, abordará sobre as boas práticas de produção, manejo adequado, dentre outros temas. “Essa parceria entre o Ruraltins e a Adapec vem para firmar laços para beneficiar os piscicultores do Estado, trazer conhecimento para os profissionais da Adapec e com isso, melhorar a qualidade do trabalho prestado para a população tocantinense”, completa Andrey Chama.

Nos dias 8 e 9 de junho, o curso será voltado à parte teórica com temas como principais enfermidades que acometem os peixes; sanidade em tanques redes, dentre outros. Já no dia 10, será ministrada uma aula prática de análise da qualidade da água, a ser realizada na Chácara Hidróbios Flor D’água, em Palmas.

Além do Ruraltins, o curso conta com convidados da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).