Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Paulo Barbuto

Foto: Paulo Barbuto

Palmas recebe, nesta semana, o grupo circense 'Namakaca', que comemora seus 18 anos de atividade realizando espetáculos gratuitos no Tocantins. O público vai conhecer os espetáculos ‘É Nóis na Xita!’, primeiro montado pela trupe, há 18 anos, e ‘É Nóis na Xita 2 – Em Busca do Riso Perdido’. As apresentações acontecerão de 9 a 12 de junho, em Taquaralto e Taquaruçu.

A programação também contempla oficinas de malabares para iniciantes e um bate-papo com artistas e demais interessados sobre a história do grupo e de seus espetáculos. Todas as atividades são gratuitas.

O grupo, que é natural de São Paulo, é formado pelos artistas circenses Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho. Os espetáculos no Tocantins serão realizados em Palmas, na Pracinha da Cultura, Setor Morada do Sol, e também em Taquaruçu, no Circo Os Kaco. ‘Namakaca’ é especializado nas artes circenses de malabarismo, acrobacias de solo, monociclo e palhaçaria. Todos os espetáculos são acompanhados de dramaturgias, tornando as apresentações divertidas e emocionantes.

Espetáculos

‘É Nóis na Xita!’ foi o primeiro trabalho do grupo, e o ‘É Nóis na Xita 2 – Em Busca do Riso Perdido’, o mais recente. Os artistas explicam que, apesar de um espetáculo não ser uma continuidade do outro, as apresentações simultâneas são um resumo do que o grupo vem produzindo nos últimos anos. “A escolha pela circulação destes dois espetáculos se deu porque sentimos que é importante retomar nossa história e, também, apresentar o que estamos fazendo de mais atual. Apesar de os espetáculos não serem uma continuação, os dois possuem a mesma linguagem que é característica do grupo, que é a comunicação direta com o público e o humor contido nos números circenses. É o que chamamos de “chip namakaca”, diz Cafi Otta, um dos fundadores do grupo.

Além destes, o ‘Namakaca’ tem mais seis espetáculos diferentes no repertório que seguem em circulação e apresentações frequentes. Com uma montagem rápida e versátil, transformam qualquer lugar em um verdadeiro circo, podendo ser realizadas em praças públicas, ruas, escolas, ginásios, teatros e sob lonas de circo.

A circulação do grupo foi possível graças aos recursos do ‘Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo’, que selecionou a trupe. Em Palmas, este projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Fundação Cultural, Governo do Estado e Circo Os Kaco.

Programação

Dias 9 e 10 de junho - Pracinha da Cultura - Morada do Sol 2 

Dia 9 de junho, às 17h

É Nóis na Xita!

(bate-papo com a plateia ao final da apresentação) 

Dia 10 de junho, às 17h

É Nóis na Xita 2 - Em Busca do Riso Perdido 

Dia 10 de junho, às 14h 

Oficina de Malabares com o grupo Namakaca 

Taquaruçu 

Dia 11 de junho, às 19h30 

É Nóis na Xita! 

(bate-papo com a plateia ao final da apresentação)

Dia 12 de junho, às 18h

É Nóis na Xita 2 - Em Busca do Riso Perdido 

Dia 11 de junho, às 17h

Oficina de Malabares com o Grupo Namakaca