Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A mesa diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Palmas foi eleita nessa terça-feira, 7, na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes). Conforme as novas diretoras, o próximo passo do conselho é fazer uma análise de toda a documentação do conselho e construir um novo Regimento Interno para a entidade.

“É com muita alegria que a gestão vê o retorno do Comdim e se coloca à disposição para juntas construirmos a política da Mulher em Palmas”, afirmou a gestora da Sedes, Simone Sandri, durante a abertura da reunião.

Representante titular da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a presidente eleita, Rosirene Marques, destacou o papel do conselho em acompanhar as políticas públicas e ser um canal para "promover políticas que garantam a igualdade de direitos e que tragam melhorias de vida para as mulheres, e atuar, sobretudo no combate a todas as formas de violência contra a mulher".

Já a vice-presidente eleita, Virgínia Fragoso, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), rememorou a participação das servidoras públicas Eduarda Ryllory e Mirya Almeida que representaram as organizações da sociedade civil do município de Palmas na reativação do Comdim.

Segundo a conselheira, a reativação do conselho ocorreu por iniciativa da gestão municipal por meio de parceria entre as Secretarias do Desenvolvimento Social e da Saúde. “E hoje finalmente conseguimos colocar o conselho para funcionar. Os desafios deste colegiado são muitos. De imediato precisamos elaborar o regimento interno para disciplinar o trabalho do Comdim e instituir a comissão para alterar a Legislação do conselho que está desatualizada”.

Comdim

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foi criado pela Lei nº 866 de 30 de Dezembro de 1999, tem como finalidade à promoção, em âmbito municipal, políticas direcionadas à mulher, assegurando-lhes condições de liberdade e igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades econômicas e culturais do Município, em consonância com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Foram eleitas para conduzir os trabalhos no biênio 2022-2024 as seguintes conselheiras:

Presidente: Rosirene Marques da Silva – é a representante titular da Central Única dos Trabalhadores (CUT);

Vice-presidente: Virgínia de Moura Fragoso – é a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semus);

1ª Secretária: Núbia da Silva Martins - representante titular do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor);

2ª Secretária: Silvia Martins Benvindo - representante titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).