Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para uma festa popular se tornar tradição ela precisa ter continuidade, ser repassada de geração para geração, a exemplo das festas juninas, representadas em Palmas pelo Arraiá da Capital que este ano chega a sua 30ª edição. Para que esta festa não morra, o Instituto Pizada da Butina com apoio da Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) e da Fundação Cultural de Palmas (FCP) promovem o projeto ‘São João vem de berço’, junto às escolas públicas de Palmas.

O projeto visa fomentar a cultura das quadrilhas juninas na Capital, estimulando os jovens talentos. Para tanto, são realizadas ações de formação e capacitação de novos dançarinos ainda no período escolar.

Inicialmente foram contempladas as seguintes instituições de ensino: Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spindola Teixeira; ETI Padre Josimo Tavares; ETI Margarida Lemos; Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Thiago Barbosa.

Os estudantes são capacitados para criar e produzir espetáculos juninos dentro das escolas, e além das capacitações, o projeto disponibiliza ainda figurinos e assessoria de comunicação às juninas em formação. O resultado final poderá ser conferido no 30º Arraiá da Capital, uma vez que as quadrilhas formadas nas escolas se apresentarão na abertura do segundo e terceiro dia da festa.

“Empreender na cultura junina, investir nos jovens talentos que possam atuar no crescimento do movimento junino é um fator preponderante para que futuramente essas crianças e jovens possam ter interesse de ingressar nas quadrilhas juninas profissionais e consequentemente garantir a continuidade desta cultura popular”, afirma um dos idealizadores do projeto, Whallas Furtado.