Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins está sendo contemplado com o Programa DNA do Brasil Talentos, que vem percorrendo os municípios do Estado promovendo a inclusão social, detecção de talentos, orientação vocacional, capacitação para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de campanha social para o envolvimento da população. A ação é desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Educação e Esporte (Idecace), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Nesta segunda-feira, 13, a 1ª Jornada Pedagógica do Programa acontece em  Augustinópolis, Santa Fé, Paraíso, Cristalândia e Lagoa do Tocantins. Mas neste mês de junho já ocorreu em Novo Acordo (dia 3); Nazaré, Muricilândia, Pedro Afonso e Silvanópolis (6); Babaçulândia, Aliança, Santa Tereza, Arraias (7); São Sebastião, Palmeirante, Tabocão, Pindorama, Dois Irmãs (8); Colinas, Miranorte, Crixás, Marianópolis, Divinópolis (9); e Sampaio, Tocantinópolis e Pugmil (10).

O presidente do Idecace, Wilson Cardoso, destacou que o programa tem como objetivo o aprimoramento do conhecimento científico para o desenvolvimento esportivo e profissional de crianças, adolescentes e jovens inseridos, prioritariamente, em áreas de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é potencializar o talento da juventude tocantinense efetivando uma política pública séria e pautada em uma metodologia assertiva e única no mundo, beneficiando os municípios, as instituições de ensino públicas, os alunos, os professores e a sociedade em geral”, assegurou.

O gestor regional do Programa DNA do Brasil no Estado do Tocantins, Luiz Eduardo Catapan (Pezão), afirmou que há 13 equipes contendo cada uma sete pessoas que são psicólogos, nutricionistas, dentistas, assistentes sociais, professores de educação física e estagiários. “O projeto vem para agregar, vem para capacitar cada vez mais os profissionais, as escolas, os diretores... Transversalizar com os pais, com as crianças sobre temas que são muito importantes no mundo atual, como o bullying, o racismo, o meio ambiente e consegui um melhor desenvolvimento esportivo, uma melhor qualidade de vida. A ideia é transformar cada criança atendida de alguma forma, seja com a melhoria da saúde bucal, seja com a melhoria dos seus hábitos alimentares, com a conscientização, ou com os cursos profissionalizantes”, explicou.

Luiz Eduardo Catapan (Pezão) disse também que há os testes vocacionais e as oficinas que buscam explorar as vocações dos estudantes não só para o talento esportivo, como o mercado de trabalho.  

O lançamento do Programa DNA do Brasil Talentos ocorreu em 22 de março deste ano, em Porto Nacional, e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, da sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, da então ministra do MMFDH, Damares Alves, e do governador Wanderlei Barbosa, além de outras lideranças políticas.

No Tocantins os recursos para implantação do Programa foram destinados, via emenda parlamentar, pelos deputados federais Vicentinho Junior, Professora Dorinha Seabra Rezende e Carlos Gaguim.

Como funciona?

Na primeira fase, os estudantes participarão de um processo avaliativo e acompanhamento do desenvolvimento esportivo e educacional. Há ainda, as etapas para essa coleta de dados a ser realizada por uma equipe multidisciplinar para avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora. Com base nessas informações, serão feitos os direcionamentos com a família e a escola para aprimoramento dos indicadores obtidos nos testes.

Próximas Jornadas Pedagógicas

As próximas Jornadas Pedagógicas do Programa ocorrerão nos seguintes municípios tocantinenses: Barrolândia, Pium e Paranã (14), Buriti, Campos Lindos, Colméia, Oliveira de Fátima e Peixe (15); Filadélfia, Arapoema, Itapiratins, Palmas (20); Tupiratins, Miracema, Lagoa da Confusão, Ponte Alta, Talismã, Santa Rosa (21), Araguanã, Presidente Kennedy, Tocantínia (22); Fátima, Formoso do Araguaia, Rio da Conceição (23); Gurupi (24); Araguacema, Natividade (25); Nova Rosalândia, Pequizeiro (27); Palmeirópolis, Almas, Porto Nacional (28); e Porto Alegre (29).