Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Acontece em Gurupi nesta sexta-feira, 24, a Primeira Jornada do Programa DNA do Brasil Talentos, que vai contar com participação dos estudantes da rede pública municipal de ensino envolvidos no Programa e também com uma palestra do ex-atleta do salto triplo e campeão olímpico Jadel Gregório.

A programação começará às 8 horas, na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa, que fica no Setor Alto dos Buritis. O evento é promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais da Educação e de Juventude e Esportes, e o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace).

Em Gurupi, 9 escolas municipais são atendidas pelo Programa com um total de 1.006 estudantes do 2º, 5º e 9º ano. O deputado federal Carlos Gaguim disponibilizou R$ 1,2 milhão de emenda parlamentar para a execução do projeto DNA do Brasil Talentos em Gurupi.

Também nesta sexta-feira, será aplicado o protocolo avaliativo do Programa DNA do Brasil Talentos com os estudantes. Haverá ainda palestras realizadas pelas equipes multidisciplinares itinerantes que abordaram temas transversais como desigualdade de gênero, bullying, enfrentamento e prevenção à violência contra crianças e adolescentes e posturas sustentáveis.

O Programa

O Programa DNA do Brasil Talentos é estruturado na Detecção de Talentos para Esporte e Vocação Profissional, balizado em um método científico nas áreas que tem nos seus fundamentos os seguintes pressupostos: avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora.

Tem como base o apoio aos Estados brasileiros na inclusão social, formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão de centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos, publicação de livros para professores e alunos da rede pública de ensino e criação de uma campanha social para envolvimento da população.

O foco é levar aos municípios contemplados melhorias nos resultados educacionais e esportivos, promovendo jornadas que contam com atividades já realizadas nas escolas e outras promovidas pelo programa, como palestras com atletas e reuniões das famílias com a equipe multidisciplinar itinerante do Idecace.