Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Walber Cardoso

Foto: Walber Cardoso

O prefeito de Dianópolis, José Salomão, recebeu o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor, com o projeto “Educação Empreendedora para o Futuro”, na categoria “Empreendedorismo na Escola”. A cerimônia de entrega do XI Prêmio aconteceu no auditório da Fecomércio, em Palmas, na noite dessa segunda-feira, 13. A próxima etapa, nacional, acontecerá em duas semanas, segundo previsão do Sebrae, em Brasília (DF).

Durante o evento, o prefeito agradeceu ao Sebrae e a todos que de forma direta ou indireta, contribuíram para este momento tão especial. “Sinto-me honrado em contribuir com a evolução do processo ensino-aprendizagem dos alunos e da comunidade escolar como um todo”, salientou.

Efeito multiplicador e o poder da educação

“Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas com o nosso Projeto, entre estudantes, professores e comunidade escolar. Imaginem o efeito disso na sociedade?”, questionou o Prefeito, trazendo uma reflexão acerca da iminente preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206, que propõe pagamento de mensalidades em universidades públicas do país.

“Precisamos utilizar-se dos instrumentos do Estado e potencializá-los de forma humanizada e comprometida com os anseios da sociedade”, declarou Salomão.

Como poder da educação, o prefeito fez questão de mencionar Anísio Teixeira, considerado um dos mais importantes profissionais que atuaram na educação do Brasil. “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”.

“Por essa razão, pretendo dar continuidades a todas as boas práticas, buscando cada vez mais, inserir Dianópolis no mapa do desenvolvimento, de forma transparente, humana, responsável e acessível”, finalizou o Prefeito.

Educação Empreendedora para o Futuro

23 municípios foram os finalistas. Os projetos foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada por técnicos de instituições renomadas, passando pelas fases de habilitação, pré-seleção, visitas técnicas e julgamento final.

O projeto foi desenvolvido sob o viés do empreendedorismo a fim de fortalecer essa cultura no nosso município tanto para crianças em idade escolar, como também para jovens e adultos que almejam ingressar ao mercado de trabalho.

Por intermédio de programas como “Semeando Autores” e o “Caderno de Atividades do Jovem Empreendedor nas Escolas” os estudantes, tanto das séries iniciais da educação infantil como do ensino fundamental, tiveram acesso a atividades que exploram o universo do empreendedorismo de maneira lúdica e recreativa.

A democratização do conhecimento e a inclusão digital, oportunizando que o jovem consiga ser inserido no mercado de trabalho foi um investimento da Gestão. Com a readequação dos telecentros comunitários, os estudantes puderam participar de diversas oficinas de noções básicas de informática e cabeamento de redes, pelo “CidadeEmpreendedora”.

Sobre o Prêmio

De acordo com o Sebrae, a iniciativa reconhece os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município e na modernização da gestão pública. O prêmio visa, ainda, assegurar que boas práticas de gestão empreendedora sejam reconhecidas e multiplicadas.

Presenças

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Aurélio, diversas autoridades como a senadora Kátia Abreu, o senador Irajá Silvestre, o presidente do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, vereadores e secretários de estado.