Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom/SSP-TO Carretinha de som apreendida durante operação da Polícia Civil Carretinha de som apreendida durante operação da Polícia Civil

Várias aparelhagens de som, utilizadas de modo irregular, além de inúmeros estabelecimentos notificados e também pessoas identificadas por atos ilícitos. Esse foi o saldo de mais uma etapa de combate às infrações de trânsito e perturbação do sossego, deflagradas pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 3ª Delegacia Especializada de Repressão a Infrações de Menor Potencial Ofensivo (3ª DEIMPO), no último fim de semana, em Araguaína.

O trabalho conjunto com a Polícia Militar foi coordenado pelo delegado-chefe da Delegacia Especializada, Fernando Rizério Jayme, e realizado em diferentes pontos da cidade. As ações de levantamentos, com filmagens e registros dos veículos, carretinhas, bares, chácaras e conveniências, localizados entre a sede do Detran e a região da jacuba, resultaram na apreensão de aparelhagens sonoras, as quais foram retiradas de circulação por perturbação da paz e sossego públicos.

“Proprietários de lojas de conveniência onde os veículos ficam estacionados já enfrentam processos a respeito. Os donos dos veículos de som automotivo cujas placas foram registradas e de carretinhas com som automotivo estarão sendo intimados para responderem criminalmente pelo uso de som imoderado”, ressalta a autoridade policial.

Durante os procedimentos efetuados, também foram abordados veículos em trânsito com som alto ligado e que estavam em desacordo com as normas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, uma vez que reproduziam volume muito mais alto que o permitido.

Conforme explica o delegado Fernando Rizério, nem todos equipamentos são apreendidos no momento das diligências. No entanto, seus proprietários são identificados a fim de que sejam tomadas as devidas providências. “Estamos saindo durante o dia também e madrugadas no sentido de intensificar as ações, todavia, a maior incidência de ocorrências e abusos ocorrem, de fato, aos finais de semana”, pondera a autoridade policial.

Fernando Rizério frisa que ainda que o trabalho vem em atendimento à reclamação da população circunvizinha da região. “No dia em que ocorreu a tradicional cavalgada de Araguaína, nessa mesma região quatro estabelecimentos comerciais foram flagrados, fotografados e filmados e responderão cada um por suas condutas”, informa o delegado.

Procedimentos

Veículos estacionados em canteiros centrais, na contramão de direção, calçadas e em qualquer situação com som ligado em alto volume serão multados. Quando apreendidos, somente são liberados pelo Poder Judiciário e com regularização de todas as pendências administrativas.

Parcerias estão sendo viabilizadas para que vários órgãos possam integrar e combater os abusos promovidos pelo uso de som automotivo na cidade, o que é proibido por diversas legislações.

Como denunciar

Denúncias como a que fundamentaram a autuação podem ser feitas através dos telefones  197, 190. O cidadão também pode registar seu Boletim de Ocorrência, através da Delegacia Virtual e nos canais de denúncia do Departamento de Posturas e Edificações  (DEMUPE), órgão da Prefeitura Municipal de Araguaína.

A população também pode contribuir com o trabalho da PC-TO anotando placas dos veículos que estejam causando perturbação por uso de som automotivo em desacordo com as normas estabelecidas, registrar fotos e vídeos e inserir nos boletins de ocorrência para abertura de investigações e processos criminais contra os proprietários.