A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), libera a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra a Covid-19 para todos os profissionais de saúde e idosos com idade igual ou superior a 50 anos a partir desta quarta-feira, 15.
É necessário ter tomado a primeira dose de reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses. Caso a pessoa esteja com doses em atraso, deve primeiro completar o ciclo vacinal, 1ª, 2ª e 3ª doses, dentro dos prazos referentes à vacina recebida.
Para se vacinar, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde – UBS, que disponibiliza a vacinação contra a Covid-19 mais próxima e apresentar os documentos pessoais, cartão do SUS e de vacinação, onde conste o registro da última dose de vacina. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.
O último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira, 3, a estimativa da população vacinada com a terceira dose é de 30%, isto é, apenas 19.614 pessoas. Um índice considerado baixo e preocupante, como explica Halex Cavalcante Coutinho, coordenador da área de Vigilância Epidemiológica de Gurupi. “A média nacional para as doses de reforço, ou terceira dose, é de 44%, não acompanhamos este índice. Em Gurupi, as doses de reforço ainda estão com baixa adesão, principalmente o público mais jovem” avalia Halex.
Quatro UBSs com vacinação contra Covid-19
A vacinação para o público 50+ acontecerá nas UBSs que concentram a vacinação contra Covid-19, em Gurupi, que atendem em dias úteis. Confira quais são as UBSs:
- UBS Sol Nascente – 07h às 16h
- UBS João Manoel – 07h às 16h
- UBS Nova Fronteira – 13h às 16h
- UBS Bela Vista – 07h às 16h
Nas UBS’s Buritis e São José, a vacinação está temporariamente suspensa por motivos de saúde das vacinadoras.
Intervalos entre doses
As pessoas precisam estar atentas ao intervalo entre a 1ª e a 2ª, pois a aplicação da dose varia de acordo com o fabricante. Confira:
- Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)
- Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)
- AstraZeneca – intervalo de 60 dias
- Janssen – intervalo de 60 dias
Já para as doses de reforço, terceira e quarta doses, é necessário um intervalo de quatro meses.