Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ascom BPMA

Foto: Ascom BPMA

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), foi acionada nessa terça-feira, 14, apor um morador do Distrito de Luzimangues que encontrou, em meio a uma pilha de estacas no quintal de sua chácara, um filhote fêmea de gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi).

De imediato, a equipe do BPMA foi até o local para realizar o resgate do animal e por aparentar um pouco debilitado e ainda ser filhote, os policiais entraram em contato com profissionais do Centro de Fauna do Naturatins (CEFAU) para que o filhote recebesse os primeiros cuidados. 

Após avaliação, verificou-se que o animal estava desidratado e desnutrido, além de apresentar miíase (larvas) pelo corpo. O animal ficará à disposição do CEFAU para, posteriormente, ser definido o destino do animal em conformidade com as normas legais ambientais.

A Polícia Militar orienta a população que ao se deparar com esse tipo de situação, é importante acionar imediatamente os órgãos ambientais para que sejam adotadas as medidas necessárias para a destinação do animal. Devido às queimadas, situações semelhantes podem ocorrer, pois os animais adultos ao empreenderem fuga e se distanciam dos filhotes. (PM/TO)