Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Na preparação para o Festival São João do Cerrado e com o tema “Fé... Todo Santo Dia”; Os Fei De Cun Força é uma das juninas que irá competir presencialmente nos próximos sábado, 25, e domingo, 26, no Parque Cimba. O grupo faz parte da série de entrevistas realizadas pela Prefeitura de Araguaína com o objetivo de mostrar a história das quadrilhas e a expectativa para o evento.

A junina é composta por 38 pessoas entre dançarinos, produtores, coreógrafos, estilista, maquiadores e diretores. A história do grupo começou em maio de 2008, com a primeira apresentação em um evento da Igreja São Francisco de Assis, no Detor Urbano, em Araguaína. 

A escolha do tema remete ao início e também à bandeira que a junina faz questão de levantar aonde for: a tolerância religiosa. “Seja católico, evangélico, da umbanda, ou qualquer religião, queremos pedir respeito a todos, pois cada um tem sua fé”, explicou o diretor geral e dançarino do grupo, Jofran Almeida Junior.

Retorno presencial

Com a pandemia, Os Fei de Cun Força não deixaram de se apresentar, de forma independente, se adaptaram ao formato live. Segundo eles, o digital não substitui a energia de um grande evento presencial. “Para a gente é uma alegria imensa e emoção está voltando com o São João do Cerrado presencial, porque quando fizemos as lives era diferente, não havia o público gritando e aplaudindo, era triste, um São João calado”, disse o diretor geral. 

Ensaios 

Desde março, o grupo se prepara para o Festival São João do Cerrado. A frequência de ensaios foi aumentando com a proximidade do evento. “No começo ensaiávamos nos finais de semana, depois passou para três vezes semanais e agora são todos os dias”, ressaltou Jofran.

Conquistas

As apresentações em festivais iniciaram em 2013, com a competição municipal e quatro anos depois, a junina disputou o festival estadual. Em 2017, obteve o 3º lugar, no São João do Cerrado. No ano seguinte, conquistou a mesma colocação no Arraiá da Alegria, na cidade de Tocantinópolis.

Em 2018, a junina foi campeã na modalidade “Casal Cangaço”, no São João do Cerrado. Em 2019 e 2020, foi vice-campeã na mesma modalidade do festival municipal. Os Fei de Cun Força já percorreu 12 cidades, sendo duas no Estado do Pará. 

Presença marcante

O grupo foi considerado, nos anos de 2017 e 2018, a junina que mais se apresentou no Estado do Tocantins. “Além dos festivais, vamos em todas as escolas, igrejas e festejos que somos convidados, por isso temos essa fama de ser a junina que mais se apresenta, tem anos que começamos as apresentações em junho e vamos terminar em dezembro”, finalizou o diretor Jofran.

Programação São João do Cerrado

Sábado, 25

20h – Apresentação das quadrilhas juninas;

23h - Show Cantor Carlone Alves; 

1h – Show Forrozão Tropykália.

Domingo, 26

20h - Apresentação das quadrilhas juninas;

22h – Show Embalo do Forró;

00h – Show Forró Pegado e Bola da Guitarra.