Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizam nesta segunda-feira, 27, mais um dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 e Gripe/Influenza. A ideia é ofertar a vacinação em locais e horários estratégicos para a população gurupiense, facilitando o acesso.

Além da vacinação normal nas UBS’s, no Dia “D” as equipes de vacinação estarão vacinando em horário diferenciado, das 17h às 22h, e em três pontos: no Araguaia Shopping, no Centro Cultural Mauro Cunha e na UBS Sol Nascente.

Vacinas e novo público-alvo

A vacinação contra a Gripe ou Influenza está liberada para todos os públicos. A restrição que havia até a última sexta-feira, 24, mudou. Agora, todas as faixas etárias, a partir de 6 meses de idade, poderão vacinar contra Influenza ou Gripe.

Já para a vacinação contra a Covid-19, serão disponibilizadas as doses para todos os públicos, a partir de 5 anos completos, de acordo com o ciclo vacinal de cada um.

No entanto, a novidade é para o público que aguarda a segunda dose de reforço, ou 4ª dose. Em Gurupi, a partir de agora as pessoas que poderão receber esta dose baixou de 50+ para 40+. Portanto, quem tem 40 anos ou mais, que esteja apto a receber a 4ª dose, poderá procurar o ponto de vacinação mais próximo e avançar no seu esquema vacinal.

Documentos necessários

Ao comparecer para se vacinar, todos devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.

Esquema vacinal da Janssen

Tem novidade também para quem iniciou o ciclo vacinal com a dose do fabricante Janssen. A partir de agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Os imunizantes AstraZeneca, Janssen ou Pfizer podem ser utilizados nos reforços. No entanto, mulheres gestantes ou puérperas que começaram sua imunização com Janssen devem tomar como reforço a vacina da Pfizer ou Coronavac. 

Confira o esquema vacinal para quem iniciou com a Janssen:

- 18 a 39 anos: 2 doses de reforço

Total: 3 doses (Dose única + 1º Reforço + 2º Reforço)

- 40 anos ou mais: 3 doses de reforço

Total: 4 doses (Dose única + 1º Reforço + 2º Reforço + 3º Reforço)

Intervalo 1ª e 2ª doses:

Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

AstraZeneca – intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Intervalo Doses de reforço, 3ª e 4ª doses:

- 4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante. Conforme informado acima, a 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para o público com 40 anos ou mais.