A derrubada de um poste de energia elétrica na manhã desta quarta-feira, 24, na Quadra 407 Sul, tem dado o que falar em Palmas - já que o responsável pelo acidente seria um menino de apenas 11 anos de idade. A criança aproveitou-se da ausência dos pais para pegar o carro da família.
Após sair com o veículo de casa, a criança conseguiu percorrer alguns metros até acontecer a batida. O menino fugiu do local e ficou desaparecido por pelo menos uma hora até ser encontrado pelo próprio pai. Com ferimentos leves, foi levado para hospital.
O caso provocou interrupção no fornecimento de energia para 94 clientes das proximidades. O fornecimento de energia foi normalizado às 08h29 após reparos e manobras na rede.
Energisa e Custos
Ao Conexão Tocantins, a Energisa informou que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros às 06h50min para averiguar um abalroamento (colisão) em poste naquela localidade. No local, equipes da distribuidora realizaram o isolamento do circuito para reparos.
Os custos de substituição da estrutura são dos responsáveis pelo acidente, conforme previsto na Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e podem variar de R$ 3mil até R$ 30 mil a depender do tipo da estrutura, como postes com transformador, por exemplo.
O menino correu risco de sofrer choque elétrico, que pode ser fatal. Levando em consideração este risco, a Energisa reforça a importância da segurança em situações envolvendo a rede elétrica e ressalta que em caso de envolvimento no abalroamento de poste, é preciso evitar sair do carro, pois existe o risco de fios elétricos energizados ao redor.
Caso presencie um acidente do tipo, a Energisa orienta ser preciso afastar-se do local e informar imediatamente à Energisa através dos canais de atendimento da distribuidora ou o Corpo de Bombeiros. "Nunca toque em fios no chão ou tente mexer na rede elétrica", reforça a distribuidora.
(Fotos: Divulgação Energisa/TO) (Fotos: Divulgação Energisa/TO)