Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que nos últimos três meses vem apresentando pequenas variações e em maio ficou em 61,6 pontos, em junho caiu para 59,5, sofrendo uma redução de 2,1 pontos. O ICEI nacional fechou o mês em 57,8 pontos. 

Em relação ao ano anterior, o índice ficou 5,5 pontos abaixo do resultado alcançado no mesmo período. No entanto, ao permanecer acima da linha divisória dos 50 pontos indica que os empresários tocantinenses estão confiantes para os próximos seis meses. 

“O segmento percebeu uma piora no cenário econômico em relação aos últimos seis meses, o que contribuiu para a redução do Índice de Confiança do Empresário Industrial no mês de junho”, observa Gleicilene Bezerra, técnica em Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), responsável pela realização do estudo. 

Os indicadores que formam o ICEI também sofreram redução de maio para junho. O de Condições Atuais passou de 55,7 pontos para 53,5, enquanto o de Expectativas, que em maio registrou 64,5 pontos, em junho ficou em 62,5.   

Apesar da retração, os dois índices seguem acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que na percepção dos empresários consultados as condições atuais de seus negócios apresentaram melhorias em comparação com os últimos seis meses e que as expectativas são otimistas. (Fieto)