Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro

Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro Foto: Divulgação APN

Foto: Divulgação APN Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro

A aplicação de inseticida com o Ultrabaixo volume (UBV), conhecido como ‘fumacê’, é uma das alternativas utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para combater situações endêmicas de dengue, zika e chikungunya, doenças ocasionadas pela forma alada e adulta do mosquito fêmea do Aedes aegypti. 

O inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para o combate a essa fase do Aedes é o Cielo, produto químico composto por Praletrina e Imidaclopride. Com essa fórmula em baixíssima dose, o defensivo é capaz de provocar espasmos, queda e morte no mosquito alvo, agindo por até 25 minutos após sua aplicação.

Segundo o MS, o produto é viável e tem baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos, baixo impacto ambiental, alto nível de segurança no manuseio. Além disso, ele não é cancerígeno e não causa mutações. O Cielo é aplicado em Palmas por equipamento veicular, que circula em pontos considerados endêmicos para o mosquito, em uma velocidade de 15 quilômetros por hora, borrifando de 70 a 75 miligramas por minuto.

Em Palmas, os agentes de endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) já aplicaram mais de 600 litros do inseticida em 31 bairros e quadras da Capital, com cerca de 43 mil imóveis. O trabalho, iniciado na segunda quinzena de junho para a eliminação do mosquito, continua até o próximo domingo, 3.

Pelo fato da aplicação do fumacê ter como alvo somente os insetos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização, a sua eficiência está condicionada por inúmeros fatores. A Semus reforça que apesar de eliminar as fêmeas adultas do Aedes aegypti, auxiliar no bloqueio de transmissão das doenças e, em consequência disso, poder controlar surtos, o fumacê deve estar aliado com outras ações preventivas. Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro do Aedes e auxiliar, assim, no controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito.

Programação de aplicação do fumacê

Dia 30/06

Manhã e tarde

Morada do Sol

Aureny II 

Dia 01/07

Manhã - 05 às 08 horas

Arne 53 (406 Norte)

Arne 61 (504 Norte)

Tarde - 17 às 20 horas

Arne 74 (606 Norte)

Arso 53 (507 Sul)

Aureny IV - manhã e tarde

Dia 02/07 

Manhã - 05 às 08 horas

Santo Amaro

Lago Norte

Tarde - 17 às 20 horas

Santa Fé 

Aureny I - Manhã e tarde

Dia 03/07 

Manhã e tarde

Morada do Sol

Aureny II