Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 A proporção de gestantes com atendimento odontológico é um dos indicadores do Previne Brasil

A proporção de gestantes com atendimento odontológico é um dos indicadores do Previne Brasil Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante

Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante  A proporção de gestantes com atendimento odontológico é um dos indicadores do Previne Brasil A proporção de gestantes com atendimento odontológico é um dos indicadores do Previne Brasil

A área da saúde de Palmeirante do Tocantins tem apresentado constante evolução. Desde que assumiu a gestão, o prefeito Raimundo Brandao dos Santos, conhecido por Raimundinho Brandão, une esforços em prol de benfeitorias na pasta e como resultado, o município vem alcançando metas impostas pelo Ministério da Saúde.

Nunca houve na história de Palmeirante uma evolução nos atendimentos da saúde como agora. É o que garante o prefeito e os dados. De acordo com ranking do Programa Previne Brasil, por exemplo, a saúde de Palmeirante tem trilhado o caminho certo. Em 2020, o desempenho do município na saúde o colocava na 58ª posição, em 2021 na 29ª e já em 2022, saltou para o 15° lugar. O ranking é disputado pelos 139 municípios do Tocantins. 

O Previne Brasil, do Governo Federal, mede os indicadores relativos ao serviço de atenção básica de saúde nos municípios. A evolução, segundo o prefeito Raimundinho, é de suma importância, pois o desempenho baliza o recebimento de recursos para a pasta, onde permite que o município aumente o incentivo financeiro que receberia normalmente a partir dos resultados que alcança. 

Esse monitoramento dos indicadores significa melhoria na qualidade do serviço ofertado para a população. Os indicadores são: 1 - Pré-natal; 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; 5 - Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS e VIP; 6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

O secretário de Saúde de Palmeirante, Matheus Martins Luz, ressalta que muito mais está por vir. "Estamos trabalhando para que no 3° quadrimestre possamos estar em um nível mais elevado, pois queremos cada vez mais ofertar mais qualidade nos serviços para a nossa população", afirma. 

Na cidade, a Secretaria de Saúde realiza inúmeras ações em busca do fortalecimento do atendimento e acolhimento à população. 

A saúde realizou Dia das Mães especial, na Apae da cidade. Na oportunidade, as puérperas receberam Kit Baby e as gestantes puderam realizar exame de ultrassom para descobrir o sexo do bebê.  (Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante)

Outra ação realizada pela atual gestão é voltada para as campanhas. A saúde discute a temática e leva informação aos moradores. A campanha Dezembro Vermelho, por exemplo, é voltada para a conscientização em relação ao HIV, AIDS e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).   (Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeirante)