Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atleta Estefany Marques de Jesus, aluna do Colégio Estadual Alfredo Nasser de Porto Alegre do Tocantins, na região Sudeste do Estado, campeã da etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), 2022 na modalidade atletismo, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de Atletismo Escolar e participará de uma competição internacional de atletismo feminino “She Runs” entre 12 e 17 de setembro em Bruxelas na Bélgica, representando o Tocantins e sua cidade natal. 

A convocação aconteceu no último dia 28, logo após Estefany vencer a etapa final do Jets, onde ficou em primeiro lugar na prova de 3 mil metros, realizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas dependências da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, no último dia 22. Serão 27 atletas do Brasil, representando o país na competição internacional em Bruxelas, com Estefany representante do Tocantins. 

Aluna da 2ª série do ensino médio, Estefany mora em Porto Alegre do Tocantins, tem 16 anos, é filha de Delsirene Marques Ramalho e Rômulo de Jesus. Sua história com o atletismo teve início com 14 anos, quando começou a treinar nas ruas de terra da cidade. “Treinava sozinha e fui pegando amor pelo esporte. Com 15 anos fui participar da primeira prova na cidade vizinha, Dianópolis, onde conquistei o primeiro lugar. De lá para cá, não parei mais e fui conquistando mais títulos dentro e fora de Porto Alegre”, destaca.

Emocionada com a convocação para a Seleção Brasileira Escolar de Atletismo, desabafou. “Quando recebi a informação da convocação, nem acreditei. A gente se emociona, uma cidade pequena, sem muitas condições e hoje, indo para a Seleção Brasileira, representando minha cidade, meu estado, a comunidade escolar. É muito gratificante, pois só a gente sabe o que passa. Meu sonho está sendo realizado. E quero continuar batalhando com humildade, para que outros atletas jovens sigam o exemplo e acreditem no esporte como ferramenta de transformação. Quero dar muito orgulho para minha família, para a minha cidade, para quem acredita em mim. Agradeço a Deus, aos meus pais e a toda comunidade”, disse Estefany, afirmando ser fã do campeão Marilson Santos.

Para o diretor da Escola, Arlindo Fernandes Neto, a convocação da aluna é de grande importância para o esporte tocantinense. “Logo após o encerramento da competição, a gente recebeu a ligação da regional de Dianópolis, nos informando sobre a convocação. A partir daí, fomos informar a atleta e sua família e providenciar a documentação para a viagem rumo a Bruxelas. Ela é uma atleta completa e tenho certeza de que é só o início de um futuro promissor. Uma emoção muito grande. A gente ver o resultado de um trabalho em conjunto e ver a realização do sonho de uma menina que hoje é um exemplo de determinação para toda nossa cidade”, enfatizou o diretor.

O prefeito de Porto Alegre do Tocantins, Rennan Cerqueira destacou a conquista da atleta. “Desde que assumimos a gestão do município, temos incentivado o esporte, principalmente essas modalidades do atletismo. A Estefany é um exemplo para nossa cidade, por sua dedicação e doação ao esporte. Estamos muito orgulhosos e prontos para contribuir no que for preciso para o desenvolvimento dela e assim, inspirarmos outros jovens da cidade”, destacou.

Recentemente a gestão municipal premiou todos os alunos do município que participaram da etapa regional do Jets. “Já é a segunda vez que promovemos essa premiação individual e isso é também uma forma de incentivar esses jovens”, finalizou Rennan Cerqueira.