Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tariana Viajarte

Foto: Tariana Viajarte

Em todas as noites da 9ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu, o público lotou as arquibancadas do teatro de arena da Praça Joaquim Maracaípe e o picadeiro do Circo Os Kaco. Foram quatro dias de evento, com a participação de mais de 5 mil pessoas assistindo às atrações, cerca de 600 pessoas participando das oficinas, 40 artistas compondo a programação e mais de 70 trabalhadores na equipe técnica e de produção.

“Volto para casa com o coração cheio de vibração, de energia. Me senti uma criança ao sentir o encantamento e tanta magia proporcionados nesses dias de Festival de Circo”. A expressão é da artesã Mariane Assis.

De acordo com a coordenadora-geral do evento, Marcela Pultrini, a nova edição do Festival de Circo superou todas as expectativas. “Foi sucesso e agradeço a todo público que esteve presente. Foram momentos de muito aprendizado, compartilhamento, sorrisos e muita esperança. Agora é já entrar no clima de expectativa para o ano que vem com os dez anos de Festival”, declarou a artista.

Vindo de São Paulo (SP) especialmente para o evento em Taquaruçu, o artista circense Hugo Delariva, da Cia Pé de Cana, afirmou que foi uma honra estar presente na programação do Festival, que é considerado um dos mais importantes do Brasil. “É a nossa referência na região Norte do País, um Festival feito com o coração, com muito amor. Chegar até aqui valeu muito a pena, foi uma atmosfera maravilhosa, a produção está de parabéns e o Tocantins ainda mais por ter um evento tão grandioso. Viajamos quase 18 mil quilômetros para chegar até aqui e valeu cada quilômetro, até cada litro de gasolina que tá chegando nos 8 reais, então vocês vêm aí o quanto está valendo muito estar aqui”, expressou o artista.

Festival

A realização é do Circo Os Kaco, com produção da IUNA Criativa. Com a temática #NinguémLevantaumCircoSozinho, o Festival neste ano marca nove anos de história e resistência, promovendo espetáculos inéditos e uma programação gratuita para o público. O festival conta com várias parcerias para sua realização, Governança de Taquaruçu, Destino Taquaruçu, UFT - Curso de Licenciatura em Teatro, Sesc Fecomércio, Rádio Canto das Artes 87,9 FM e também com o apoio da Círculo Filmes e da Prefeitura de Palmas. A programação contou com atrações nacionais do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e também internacionais da Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia.