Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, entregou nessa quinta-feira, 7, cinco novas ambulâncias ao Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos substituirão as atuais viaturas em atendimento na cidade. A solenidade de entrega foi realizada no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma.

“Essas novas ambulâncias vão potencializar o atendimento de urgência e emergência à nossa população. Entregamos essas viaturas para melhorar a qualidade do serviço prestado e as condições de trabalho dos profissionais do Samu, afinal, estávamos enfrentando dificuldades com as ambulâncias antigas. Estamos felizes por renovar a frota e parabenizamos aqui todo empenho e compromisso dessa equipe”, destacou Wagner.

Ainda durante o evento de entrega das unidades móveis, Wagner anunciou a implantação da nova sede do Samu, que deverá funcionar no antigo prédio da Feirinha, na Avenida Filadélfia. O projeto para adequação do local já foi concluído e segue agora para fase licitatória.

Reestruturação da frota

Das cinco novas ambulâncias entregues ao serviço 192, três são de suporte básico, uma de serviço avançado e uma reserva técnica. A USA (unidade de suporte avançada) é composta por uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. A USB (unidade de suporte básica) conta com uma equipe formada por técnico em enfermagem e o condutor.

“Estamos trabalhando sempre com muita dedicação para que os nossos serviços sejam oferecidos com muito mais eficiência. Com a substituição das ambulâncias que estavam desgastadas, proporcionaremos mais segurança para as equipes e principalmente para os nossos pacientes, além de melhorar o tempo de resposta às emergências”, assegurou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

Atendimentos

A equipe multiprofissional do Samu é composta por uma média de 100 profissionais. De acordo com o Samu, por mês, são realizados em média 660 atendimentos, os quais as viaturas prestam socorro em ocorrências. Entre os meses de janeiro a junho deste ano, foram 3.960 atendimentos.

Samu

O Samu iniciou suas atividades em Araguaína no ano de 2005. A implantação e a manutenção do serviço são feitas em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal.

Além das ambulâncias, desde 2015, o Samu de Araguaína conta com três motolâncias, que são as únicas a operar no Tocantins. O atendimento com as motos é o primeiro socorro no atendimento aos acidentes, dando mais agilidade aos serviços. Elas também aceleram o atendimento abrindo o trânsito para que a ambulância passe e o socorro chegue mais rápido às vítimas, em casos de acidentes graves.

(Foto: Marcos Sandes)