Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

A Prefeitura de Palmas abriu consulta pública para o recebimento de sugestões de investimentos para a melhoria da rede de drenagem na cidade, ou seja, dos pontos de escoamento da água da chuva. A ação faz parte da revisão do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU). As sugestões poderão ser feitas via e-mail: planodrenagem@palmas.to.gov.br, ou Ouvidoria Municipal pelos telefones 0800-6464-156, 3212-7144, 3212-7143.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a revisão é necessária pois o plano atual, e em vigência, foi assinado em 2014 (Decreto Nº 700/2014). “O plano vai olhar para os próximos 20 anos e estabelecer o que vai ser feito de mais urgente e o que vai ser planejado para daqui a 10 e 20 anos, atendendo o crescimento urbano da cidade”, explica o engenheiro ambiental Tiago Sodré.

O engenheiro ambiental esclarece que após a instalação, a rede precisa se manter eficiente e projetada avaliando o volume de chuva ocorrido na região. “É preciso realizar frequentemente manutenções com a troca de grelhas e boca de lobo, além do monitoramento dos pontos de lançamentos dessas redes, porque é o que garante que a água concentrada na rede vai voltar ao ambiente natural sem causar problemas ambientais”, finaliza.

Audiência pública

Além da consulta pública em curso, que segue até o dia 14 de agosto de 2022, a programação da revisão do PMDU também prevê a realização de audiência pública para ouvir técnicos, entidades públicas e privadas e a sociedade em geral. A previsão é de que ocorra no dia 04 de agosto de 2022.  (Secom Palmas)