Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aplicativo Colab também está recebendo sugestões e críticas que venham a contribuir com a consulta pública para a revisão do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU). O cidadão interessado em enviar sua contribuição diretamente pelo app Colab (disponível em celulares iOS ou Android) ou pelo link https://consultas.colab.re/drenagemurbanapalmas respondendo um questionário curto e indicando o que ele acha que deve ser prioridade para investimento ou melhoria na rede de drenagem pluvial de Palmas.

Outros meios de participar da consulta pública são o e-mail planodrenagem@palmas.to.gov.br ou os telefones da Ouvidoria Municipal. As contribuições podem ser enviadas até 14 de agosto deste ano. Já está prevista para 4 de agosto uma audiência pública para reunir entidades interessadas e sociedade civil para debater a revisão.

“Quando pensamos em drenagem pensamos em reduzir riscos de perdas, problemas com deslocamento em período de chuva e após a chuva também. É uma infraestrutura muito importante para garantir qualidade de vida e até evitar transmissão de doenças por veiculação hídrica, por exemplo”, explica o engenheiro ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Tiago Sodré. Segundo ele, boa infraestrutura de drenagem urbana também garante mais longevidade ao asfalto. “Quanto melhor drenada a via, mais o asfalto vai resistir com qualidade ao longo do tempo”, acrescentou.

Revisão 

A última versão do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais é de 2014 e precisa ser revisada para atualizar as metas de curto, médio e longo prazos. Tais metas são necessárias para solucionar necessidades urgentes e emergenciais de Palmas. A captação e manejo de águas pluviais precisa ser pensada tanto em bairros e quadras ainda sem rede de drenagem pluvial como em áreas com urbanização iminente e que necessitam de investimento desta infraestrutura.