Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

Uma celebração que atravessou o oceano e sobreviveu ao tempo, a Festa do Espírito Santo tem sua origem no século 14, como pagamento de uma promessa feita pela Rainha Isabel (1271-1336), pela paz em Portugal. O primeiro festejo teria ocorrido na inauguração da Igreja do Espírito Santo, em Alenquer, e logo se tornou um dos mais populares entre os cristãos.

Chegou ao Brasil Colônia no século 16 e alguns historiadores afirmam que o título de Imperador dado a Dom Pedro I foi escolhido por ser mais popular que Rei entre a população, por causa do festejo.

A festividade é realizada em vários municípios tocantinenses. Em Dianópolis, no Sudeste do Estado, teve seu ápice no último final de semana, seguindo os ritos habituais de missas, levante do Mastro e coroação do Imperador e da Imperatriz do Divino.

Porém, cada localidade possui suas particularidades na organização e condução. No caso de Dianópolis, o festejo é mantido no povoado das Missões, primeiro aldeamento indígena da Capitania de Goiás, erguido em 1751. Algum tempo depois, por conta da exploração do ouro na região surgiria a cerca de 12 km o aldeamento São José do Ouro, elevado a Distrito de São José do Duro em 1854. O nome Dianópolis foi adotado em 1938. 

Com 82 anos, Dona Isabel Galvão de Jesus contou que frequenta a Romaria das Missões desde criança, sendo esta anterior à Romaria do Bonfim, no município de Natividade. "Ia a cavalo, a pé, em carro de boi, em caminhão", revelou orgulhosa, antes do início da missa do Imperador Pedro Diniz, que manteve uma tradição familiar iniciada com os avós. A Imperatriz Dorani Costa ressaltou a importância da família na organização da festa. "Deus é um só", ressaltou.

Programação

As atividades do Festejo do Divino Espírito Santo e Romaria das Missões tiveram início em junho, no dia 12, com a tradicional saída das folias dos Gerais e dos Sertões. A abertura oficial da festividade ocorreu no dia 7 de julho, com missa e bênção das novas imagens de madeira do padroeiro São José e da Pomba do Divino, com Padre Tino. A Missa dos Matreiros, que envolve outro momento importante, a levantada do Mastro, ocorreu na noite de sexta, tendo como matreiros Patrícia Dias e Adilton Ferreira e celebração do Pe. Dorivan.

A folia que estava “girando” pela região levando a mensagem cristã e recebendo donativos deste junho teve seu retorno oficial no sábado. Um dos momentos marcantes deste dia foi o encontro das folias dos Gerais e do Sertão, com direito a disputas entre os alferes e caixeiros dos dois grupos. A participação entusiasmada do jovem Diego Ferreira, que assumiu a missão de alferes da folia dos Sertões com apenas 14 anos, é um símbolo de preservação das tradições religiosas.

O pároco Aniel Rodrigues da Silva ressaltou que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada em 2021, o que tornou possível a realização de missas semanais na Capela São José da Missão. Ele agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

O secretário Hercy Filho, que também enfatizou sua condição de romeiro, lembrou que a reforma da Capela integra projeto da Pasta que irá beneficiar vários imóveis de reconhecido valor histórico e cultural. "Queremos sentar com a comunidade para discutir o que deverá ser feito na igreja, queremos recuperar suas características originais, mas sem imposição dos nossos técnicos", garantiu.

A programação religiosa ainda contou com a Missa dos Romeiros, na manhã desta segunda-feira, 11.