Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O primeiro fim de semana da Temporada Garimpinho 2022 foi cheio de atrações, com música do DJ Charles e banda Swing do Negão, o 1º Desafio de Mountain Bike e ainda comidas típicas dos ribeirinhos no Festival Gastronômico de Araguaína. As apresentações serão realizadas durante todos os finais de semana do mês de julho.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, prestigiou os eventos e falou sobre a importância de movimentar o turismo na região do Araguaia. “Talvez seja a maior riqueza que temos em Araguaína se tratando de turismo e estamos dando apoio à iniciativa privada com toda infraestrutura da Prefeitura, para trazer cada vez mais turistas para cá. Esse movimento vai gerar mais oportunidade e o recurso fica na cidade”, afirmou.

Ecoturismo e adrenalina

O 1º Desafio de Mountain Bike foi pela Rota dos Cristais, um percurso de 35 km com muitas subidas e descidas de tirar o fôlego mesmo dos competidores experientes. O percurso leva o nome devido aos pedrais que enfeitam a paisagem da Boca Feia, região onde havia antigamente havia um garimpo de minerais preciosos.

A Prefeitura disponibilizou R$ 14.400 para premiação dos cinco primeiros colocados das categorias Open Masculino e Feminino, e Master Masculino e Feminino. Jean Carlos Cardoso, o Jean Bala, chegou em 1º lugar na categoria Master Masculino e disse estar feliz por competir em casa. “Tivemos competidores do Pará, Maranhão e outras cidades do Tocantins disputando uma prova muito dura e é sempre importante a gente ter a vantagem do calor dos amigos”.

Comidas diferenciadas

O inédito Festival Gastronômico de Araguaína – Etapa Garimpinho impressionou pelas comidas típicas dos ribeirinhos. Entre o que foi oferecido estava o tradicional o caldo de chambiri, pastel e casquinha de cari acompanhado de uma geleia de abacaxi com pimenta, bolinho de surubim, peixe assado na folha de bananeira e linguiças de arraia e do peixe cuiú-cuiú.

O empresário araguainense Thiago Cerneck provou de tudo um pouco para conhecer mais da culinária local. “O cari, eu não tinha comido na vida e ficou bom demais, melhor da noite. São comidas que a gente só descobre se vier”, afirmou. 

A dona da receita e cozinheira, Marluce da Costa, contou que a escolha foi uma aposta. “Foram 15 kg de cari e não deu para quem quis. É tradicional fazer o molho do cari, mas nós nunca tínhamos feito o pastel”.

Serviços

Durante todo mês de julho, turistas e moradores do povoado têm atendimento médico, fiscalização ambiental e patrulhamento. A segurança dos eventos e das praias é realizada pela Guarda Municipal de Araguaína, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, o trabalho de fiscalização ambiental contribui a manter as praias limpas e sem pesca predatória para conservação da fauna e flora do Rio Araguaia.

Classificação do 1º Desafio de Mountain Bike

Open Masculino

1 – Vitor Firmino Branco

2 – Maykon Wermerson do Nascimento

3 – Fabrício Barcelos Jacinto

4 – Pablo Rafael Monteiro

5 – Kennedy Santos Lemos

Open Feminina

1 – Weslla Aguiar Batista

2 – Aline Martins Lima

3 – Ana Paula Marques Alcantara

4 – Thaysnara Miranda Martins

5 – Raiza Costa Lima

Master Masculino

1 – Jean Carlos Cardoso

2 – Jean Pereira Rodrigues

3 – Adriano Elciro de Castro

4 – Ademir Ruas da Silva

5 – Walter Marquezan Filho

Master Feminina

1 – Aliciana Maria Pereira da Silva

2 – Francisca Alaecia Nunes Pereira

3 – Nazaré Alves da Silva Oliveira

Programação Garimpinho 2022

Sexta-feira, 15

17h - Pit stop ecológico.

Sábado, 16

21h – Banda Forró de Mel;

22h30 – Dj Jacob.

Sábado, 23

22h – Banda The Norths.

Sexta-feira, 29

17h - Gincana Ecológica;

18h – Sarau Ambiental.

Sábado, 30

17h – Gincana Ecológica;

18h – Sarau Ambiental!

21h - Dj Jacob;

22h30 – Vitinho Sanfoneiro.

Agosto

Sábado e domingo, 20 e 21

Torneio de Pesca.