Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Pipeiros devem procurar locais mais abertos, longe das fiações elétricas e dos empreendimentos habitacionais

Pipeiros devem procurar locais mais abertos, longe das fiações elétricas e dos empreendimentos habitacionais Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara Pipeiros devem procurar locais mais abertos, longe das fiações elétricas e dos empreendimentos habitacionais Pipeiros devem procurar locais mais abertos, longe das fiações elétricas e dos empreendimentos habitacionais

Neste período das férias de julho, a Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), reforça o alerta para os motociclistas e ciclistas sobre os riscos das linhas chilena e do cerol no trânsito. Favorável pelas condições de tempo aberto e com pancadas de ventos ao longo do dia, a prática de soltar pipas se intensifica nesta época, mas a brincadeira pode ser perigosa e provocar acidentes também no trânsito.

O uso indevido da mistura de cola mais vidros moídos e a linha chilena que é vendida como objeto cortante, seja para a prática de diversão ou competição, pode causar ferimentos graves e até fatais, ao atingir no trânsito os motociclistas e ciclistas.  

 Antena 'corta-pipa' é essencial para garantir a segurança do motociclista (Foto: Lia Mara)

Para o agente de Trânsito e Transporte, Antônio Gama, os condutores devem redobrar os cuidados nesta época, pois a qualquer momento o veículo pode ser atingido pelas linhas. “O perigo é eminente para os pedestres e principalmente para os condutores de bicicletas e motocicletas, que devem ficar em alerta e fazer uso da antena de proteção, mais conhecida como 'corta-pipa',’’ reforçou, destacando  também que por conta da linha ser muito fina, a visualização é dificultada com o veículo em movimento, o que pode provocar acidentes. 

O agente ressaltou ainda que os praticantes (pipeiros) devem procurar locais mais abertos, longe das fiações elétricas e das áreas próximas aos empreendimentos habitacionais, e desse modo, reforçar a segurança para evitar possíveis transtornos.