Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Energisa

Foto: Divulgação Energisa

Para economizar na conta de luz, não basta usar a eletricidade de forma consciente. É preciso verificar se as instalações elétricas estão precisando de manutenção. A fuga ou vazamento de energia é um risco à segurança e pode resultar em choques elétricos, além de pesar no bolso do consumidor. Se a conta de luz tem um salto elevado de um mês para o outro, mesmo sem mudança nos hábitos de consumo, pode ser que algo de errado esteja acontecendo nas instalações internas do imóvel, como um vazamento em uma tomada ou cerca elétrica, por exemplo. 

“Nossa orientação é sempre realizar manutenção preventiva. Manter os fios bem encapados, evitar o uso de benjamins e observar se as instalações elétricas estão em bom estado de conservação são medidas importantes para garantir a economia de energia. No caso de imóveis mais antigos é interessante que as instalações elétricas sejam revisadas”, explica o engenheiro eletricista e analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Júnior. Segundo o analista, os vazamentos de eletricidade também podem causar acidentes: “Além de provocar o aumento no consumo de energia, essa fuga pode gerar danos aos equipamentos elétricos, choques e até mesmo incêndios”.  

Para identificar o defeito, o morador pode desconectar todos os equipamentos da tomada, desligar as lâmpadas e acompanhar o medidor de energia. “Se o medidor continuar registrando consumo, mesmo com todos os equipamentos e lâmpadas desligados, é possível que haja uma fuga em algum ponto da instalação elétrica”, explica o analista.   

Uma recomendação importante é evitar conectar vários equipamentos em uma mesma tomada, para evitar a sobrecarga na instalação e o superaquecimento. “Caso desconfie de vazamento elétrico ou confirme que existe essa fuga no imóvel, é importante que o morador acione um profissional qualificado para fazer os reparos necessários”, reforça Júnior.  

Se o cliente perceber um aumento injustificado na conta de luz, como o dobro do valor do mês anterior, por exemplo, é preciso verificar se houve mudança nos hábitos de consumo, como a aquisição de novos equipamentos ou o uso mais intenso de ar-condicionado ou chuveiro elétrico. “Se não houve mudança nos hábitos de consumo e a conta dobrou de valor, é importante que o proprietário chame um eletricista particular para verificar as instalações elétricas do imóvel. Agora, se houver indícios de problemas com o medidor de energia, é preciso entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento ou na agência mais próxima para registrar a situação”, conclui o analista.  

Dicas para evitar fuga de energia 

> Programe-se para revisar as instalações elétricas do imóvel a cada 5 anos, pelo menos. Caso identifique anomalias, contrate um profissional qualificado para realizar as manutenções necessárias;  

> Deixe a geladeira longe das fontes e calor e dos raios solares e mantenha as grades traseiras longe da parede;  

> Não realize nenhum reparo elétrico com a chave geral ligada;  

> Fique atento aos fios desencapados ou danificados;  

> Evite o uso contínuo dos adaptadores conhecidos como ‘Ts’ ou Benjamins. (Energisa/TO)